Correio dos Campos

SETEP de Piraí do Sul passa por processo de reestruturação

25 de agosto de 2017 às 22:33

A secretária municipal de Trabalho, Emprego e Promoção Social, Maria de Fátima Skora Gonçalves, recebeu a equipe do Correio dos Campos para avaliar os primeiros momentos de gestão à frente da pasta. A nova secretária falou como encontrou o setor e como estão sendo desenvolvidas as atividades da área.

Desde o dia 8 de maio a secretaria municipal de Trabalho, Emprego e Promoção Social de Piraí do Sul tem em seu comando a funcionária de carreira do município, Maria de Fátima Skora Gonçalves.
Segundo a nova titular da pasta, a secretaria foi recebida pela gestão do atual prefeito, José Carlos Sandrini (PHS), com muitas carências e praticamente zerada em muitos pontos.

“Faltavam leis municipais que deveriam existir dentro das políticas da assistência social e que não existiam. Pegamos como se a pasta fosse zerada, com muitas carências e muito trabalho para executar”, disse Maria de Fátima.

“Alguns serviços que deveriam estar em pleno funcionamento estamos começando do zero. Passagens para cidades vizinhas e até mesmo as cestas básicas que são distribuídas através da SETEP estavam em falta. Levamos algum tempo para elaborar os processos licitatórios, mas essas duas questões já estão sendo regularizadas”, completou.

Prazo curto – Uma das maiores dificuldades enfrentadas, de acordo com a secretária, foi o prazo apertado para a entrega de projetos. “Logo no começo, ainda em maio, tínhamos apenas 15 dias para apresentar e regularizar tudo. E ainda precisávamos reestruturar os conselhos, que são três, para que esses assuntos passassem por eles e tivessem a devida aprovação”, conta.

Projetos – A maioria dos projetos já existia e apenas foram retomados ou reestruturados, como o projeto de dança que faz parte do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos. “Estamos reorganizando serviços como o Jovem Aprendiz e reestruturando o grupo de idosas que tem aproximadamente 40 participantes. Inclusive compramos uma van que irá auxiliar e muito nossos grupos de convivência. Criamos recentemente um projeto voluntario de Muay Thai que deve iniciar em breve”, informou.

Além disso, a secretária pretende por em prática alguns serviços previstos em lei, como o programa de auxílio funeral. Ela reforçou que o objetivo de todos os programas e projetos da pasta é de prestar assistência para que as pessoas superem a situação de vulnerabilidade social.