Correio dos Campos

Inscrições do ENCCEJA seguem até sexta-feira, dia 18

16 de agosto de 2017 às 08:51

As inscrições para o Exame Nacional de Certificação de Competências para o Ensino de Jovens e Adultos (Encceja) permanecerão abertas até o dia 18 de agosto. Gratuitas, são destinadas a jovens e adultos residentes no Brasil ou no exterior que não concluíram as modalidades de ensino fundamental e médio na idade ideal.

A idade mínima para participação do processo de certificação do ensino fundamental é de 15 anos completos na data da prova. No caso da certificação do ensino médio é necessário que o candidato tenha, no mínimo, 18 anos de idade.

Os piraienses que realizarem a inscrição poderão optar pela realização das provas em Castro, município mais próximo que aplicará o exame. As provas acontecem no dia 22 de outubro.

Certificação e Declaração de proficiência – Para obter o certificado ou declaração de proficiência, o participante deve fazer, no mínimo, de 100 pontos em cada uma das áreas de conhecimento. Na redação, aonde a nova varia entre 0 e 10, a média necessária para aprovação é 5.

Inscrição – A inscrição pode ser feita pelo site do INEP, através do link http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja/#!/primeiroAcesso. Já para as pessoas que não tem acesso a internet, a inscrição pode ser realizada em Piraí do Sul no Colégio Estadual Rivadavia Vargas. Para isso o candidato deverá comparecer na instituição de ensino com seu RG e CPF em mãos.