Correio dos Campos

Piraiense será primeira mulher a defender título de mestrado em engenharia elétrica na UTFPR

15 de agosto de 2017 às 23:29

A piraiense Maria Aline Gonçalves está a poucos dias de entrar para a história do câmpus de Ponta Grossa da Universidade Tecnológica do Paraná (UTFPR) como a primeira mulher da instituição a defender o título de mestrado em Engenharia Elétrica. O trabalho da estudante, que desde muito cedo se dedicou a área tecnológica e de engenharia, será apresentado no dia 31 de agosto, no miniauditório da universidade.

A engenheira Maria Aline Gonçalves apresenta no final deste mês a dissertação de seu mestrado, intitulada “Controle SDRE Aplicado em Suspensão Veicular com Amortecedor Magneto-Reológico”, para a banca examinadora definida pela coordenação do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE) da UTFPR, câmpus Ponta Grossa.

O trabalho de Maria Aline, que trabalha como professora de graduação do curso de engenharia elétrica de uma das faculdades privadas de Ponta Grossa, coroa a carreira acadêmica da piraiense que diz sentir orgulho por ser a primeira mulher aceita no curso de mestrado da UTFPR e também a primeira a conclui-lo.

“Apesar de o curso ser relativamente novo (sua oferta começou em 2012), ao mesmo tempo em que fico feliz por ser a primeira mulher a conclui-lo, penso que é triste saber que só em 2017, cinco anos depois de seu início, uma mulher conseguiu terminá-lo, isso por conta da falta de representatividade feminina na área de tecnologia e engenharia”, lamenta.

Apesar dos obstáculos encontrados durante o mestrado, para a engenheira a maior dificuldade foi outra, bem longe dos estudos. “O fato de ser uma mulher sozinha, divorciada, com dois filhos pequenos, responsável por todas as despesas da casa e sem apoio da família, tendo que conciliar o cuidado dos meus filhos, dar conta da casa, das aulas e do trabalho, sem dúvida foi o maior desafio que encontrei”, disse.

“Acredito que essa seja a maior dificuldade da mulher nessas áreas ou em qualquer outra, pois a ela cabe muitas vezes trabalhar o dobro ou o triplo para dar conta do recado. Por estar nessa situação, de cuidar de tudo sozinha, eu quase desisti. Foi extremamente difícil.”, completou Maria Aline.

Superando um a um todos os obstáculos que surgiram durante a fase de estudos, a engenheira foi se adaptando as novas situações até chegar a atual condição, de preparação para a defesa que acontece daqui a 16 dias.

A conclusão do curso de mestrado da primeira mulher na área acontece no próximo dia 31, às 14 horas, no miniauditório do bloco L da UTFPR, oportunidade em que o valor feminino e das mulheres piraienses se tornará história, muito bem representado nos corredores daquela instituição.