Correio dos Campos

Piraí sediou 1ª Etapa do Circuito de Xadrez Rápido dos Campos Gerais

5 de agosto de 2017 às 19:10

No último domingo, 30, Piraí do Sul foi sede da primeira etapa do Circuito de Xadrez Rápido dos Campos Gerais, evento oficial da Fexpar (Federação de Xadrez do Paraná) que contou com participação de 192 enxadristas, divididos nas categorias Sub 08 ao Sub 20 e Adulto.

O sistema de competição foi o suíço em 8 rodadas com tempo de reflexão de 10 minutos + 5 segundos para cada jogador. A arbitragem ficou a cargo de Alexandre Zampier (árbitro principal), auxiliado por Giovano Goles, Igor Dalcol Marcondes, Amanda Monteiro Lermen, Ana Paula Slusarski, Evandro José Gonçalves e Wesley Barreto. A direção da etapa foi do Árbitro Nacional, Maurides Júnior.

Novidades – O regulamento do Circuito trouxe algumas mudanças em relação às edições anteriores. As principais foram a inclusão das categorias Sub 20 e Geral (masculino e feminino); a previsão que enxadristas da mesma equipe não se enfrentam nas duas últimas rodadas; e que jogadores eliminados por W.O. passam a estar impedidos de participar da próxima etapa. Além disso, foram adotadas as novas regras da FIDE que passaram a vigorar no dia 1º de julho deste ano.

Participantes – Atuaram na etapa piraiense enxadristas dos clubes AXPG – Ponta Lagoa, CCXPG – Ponta Grossa e CX Neo Master – FESP, além de representantes das cidades de Castro, Curitiba, Itararé (SP), Pinhão, Siqueira Campos, Wenceslau Braz, Piraí do Sul e São José dos Pinhais, que é a atual campeã do Circuito.

Um passo a frente – Com os resultados do dia 30 quatro equipes se deram melhor nos tabuleiros e largaram na frente da disputa pelo título da competição: Piraí do Sul, AXPG – Ponta Lagoa, São José dos Pinhais e CCXPG – Ponta Grossa. No entanto, como as disputas foram apertadas, as demais equipes podem se recuperarem nas próximas etapas e superar os quatro times que se destacaram na etapa piraiense.

Oferecimento: Magic Vídeo