Correio dos Campos

Licitação para manutenção da iluminação pública de Piraí do Sul acontece nesta terça

22 de julho de 2017 às 11:30

O prefeito José Carlos Sandrini (PHS) publicou em julho o edital de licitação para contratação de empresa para prestação de serviços de manutenção da iluminação pública na cidade.

A licitação acontece na próxima terça-feira, 25, a partir de 9 horas da manhã, no Paço Municipal Ramis Gabriel Cury.

Reclamação – A realização do processo licitatório contempla o serviço que vem sendo alvo de muitas críticas e reclamações por parte da população piraiense, através das redes sociais e também do contato direto com os canais de comunicação disponibilizados pela prefeitura.

No escuro – Durante os últimos meses – em alguns casos até mais de um ano – moradores de diversas regiões da cidade têm convivido com a ausência do serviço, fato que deixou muitas ruas e regiões da cidade completamente no escuro.

Insegurança – Se, por um lado, ambientes e ruas bem iluminados contribuem para maior segurança dos cidadãos, por outro, a escuridão contribui para que o medo das pessoas aumente ao terem de passar por regiões que não contam com iluminação de boa qualidade.

Prova clara disso, a título de mero exemplo, foi a redução do número de pessoas que utilizavam o caminho que liga o centro da cidade ao Santuário de Nossa das Brotas para a prática de corridas e caminhadas.

Somente entre o trevo da PR-151 e o totem de Nossa Senhora, que fica um pouco antes da entrada do bosque, a reportagem do Correio dos Campos verificou que mais da metade das lâmpadas estavam queimadas.

E esse detalhe foi determinante para que muitos adeptos de exercícios físicos tivessem de procurar lugares alternativos para a prática desportiva.

Se as condições não eram as melhores nesses espaços improvisados, ao menos com iluminação os praticantes podiam contar.

Prazo – Realizada a licitação e vencidos os prazos legais para a apresentação de recursos, para a homologação do processo e a realização das publicações necessárias, estima-se que o serviço de substituição das lâmpadas em toda a cidade inicie, no máximo, até a primeira quinzena de agosto.