Correio dos Campos

Piraí do Sul realiza Conferência de Saúde na próxima semana

21 de julho de 2017 às 21:42

Entre os dias 27 e 28 de julho acontece no auditório do Centro Administrativo Antonio Fanckin Filho, a 13ª Conferência Municipal de Saúde, promovida pela prefeitura municipal, através da secretária de Saúde, em conjunto com o Conselho Municipal de Saúde.

Com o tema: “Política Nacional de Saúde: 25 anos de SUS”, a conferência servirá para que a comunidade apresente suas propostas sobre a área e as discuta durante o evento. Essas proposições serão colocadas em votação na plenária que acontece no final do encontro, e aquelas aprovadas serão as novas diretrizes de atuação que nortearão a elaboração do Plano Municipal de Saúde, com vigência prevista para o período de 2018 a 2021.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Júlio Cezar Sandrini, toda a população pode e deve acompanhar a conferência. “O evento é aberto a todas as pessoas que tiverem interesse em participar, entretanto, somente terão direito a voz e voto os delegados indicados pelas instituições descritas na Lei Municipal n.º 1737, de 9 de março de 2010”, informa.

A realização anual das conferências de saúde está regulamentada por força de lei e atende a um dos principais princípios organizativos do SUS, que é o Controle Social através da participação popular. É nesse momento, durante as conferências, que a população tem voz para discutir as questões de saúde de seu município.