Correio dos Campos

Juíza reforça convite para participação da população em audiência pública

11 de julho de 2017 às 16:48

A juíza eleitoral do Município, Dra. Leila Aparecida Montilha, tem reforçado através da imprensa local o convite para que toda a população piraiense participe da audiência pública que acontecerá nesta quarta-feira, 12, a partir das 19 horas, na sede da Câmara Municipal de Vereadores.

Na oportunidade a justiça eleitoral explicará a situação da Zona Eleitoral de Piraí do Sul, que poderá ser extinta em virtude de uma nova regra estabelecida pelo Tribunal Superior Eleitoral. Se confirmada, a extinção da Zona Eleitoral da cidade trará enormes prejuízos aos cidadãos, já que haverá necessidade de deslocamento para cidades maiores toda vez que necessitarem de algum dos serviços que hoje são prestados no cartório eleitoral local.

“Além disso, a extinção da Zona Eleitoral dificultará o combate à corrupção. Considerando esses impactos negativos, na audiência pública discutiremos as medidas que podem ser adotadas para evitar a extinção da Zona Eleitoral de Piraí do Sul”, diz a juíza nos áudios que têm sido divulgados pelas rádios Brotas e Madasol.

Números – Considerando a Resolução 23.422, do Tribunal Superior Eleitoral, Piraí do Sul precisaria de 20 mil eleitores cadastrados na cidade para que a 27ª Zona Eleitoral não fosse extinta.
Segundo dados disponibilizados na página do próprio TSE na internet, o Município conta atualmente com 19.221 eleitores. Baseado nisso, a cidade precisaria de 779 novas inscrições para evitar a extinção da zona eleitoral.