Correio dos Campos

Economia da Abril Fest pode garantir continuidade do transporte universitário gratuito

24 de junho de 2017 às 19:53

A situação econômica registrada no País, associada a grave crise política que veio à tona com os recentes escândalos de corrupção envolvendo os mais altos políticos brasileiros, tem gerado um preço muito alto, quase impagável, que está sendo cobrado dos municípios de todo Brasil.

Os recursos são cada vez mais escassos para a manutenção de serviços básicos que deveriam ser garantidos aos cidadãos. Faltam remédios nos postos de saúde e hospitais das cidades, merenda e material nas escolas e equipamentos que são necessários e indispensáveis nos setores de infraestrutura municipal.

Diante desse cenário desanimador, os prefeitos tem feito o pouco que conseguem com o que lhes resta. Se a administração municipal fosse comparada a uma escola, poderia se dizer que a economia virou a mais importante disciplina da gestão municipal e que a tarefa de casa de cada aluno, nesse caso o prefeito, seria cortar despesas para que a nota seja azul no final do mandato.

 

Corte na carne – Com visão administrativa apurada, o então prefeito interino Marcio Flavio da Silva (PMB) resolveu cancelar em abril desse ano a edição da tradicional Abril Fest, que oneraria os cofres de Piraí do Sul em cerca de 700 mil reais. No entanto, a medida impopular e que foi bastante questionada na época poderá ser garantia de continuidade do transporte gratuito para as cidades de Arapoti, Castro, Jaguariaíva e Ponta Grossa, que na atualidade atende mais de 550 estudantes.

 

Projeto – Na última semana o Executivo enviou proposta de lei para a Câmara de Vereadores solicitando a liberação de recursos na ordem de R$ 510 mil reais para suportar as despesas com o transporte estudantil universitário até o final do ano. Segundo o projeto, o valor que será utilizado na despesa será o proveniente da anulação da dotação específica para eventos do calendário anual e promoção de festividades cívicas e religiosas, que nesse ano não foi utilizada exatamente porque a Abril Fest foi cancelada.

 

Disponibilidade – “Muitas pessoas na época me perguntavam o que seria feito com a economicidade da festa. Então (esse recurso) foi tirado da área de eventos para complementar o transporte universitário gratuito”, explicou o presidente da Câmara, Marcio Flavio da Silva, que na época do corte chefiava o Executivo.

 

Outras cidades – Prefeitos de cidades da região também adotaram medidas como as tomadas em Piraí do Sul com objetivo de reduzir as despesas municipais. Em Palmeira a Expo Palmeira foi terceirizada e em Jaguariaíva o tradicional Festival Cultural, que normalmente é realizado em setembro de cada ano, foi cancelado pela prefeitura.