Mulher morre vítima de dengue em Foz do Iguaçu
Uma mulher de 42 anos morreu vítima da dengue em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, de acordo com boletim divulgado pela prefeitura na segunda-feira (20). Desde agosto de 2022, quando começou o ano epidemiológico, três mortes pela doença foram confirmadas na cidade.
Conforme a administração municipal, a vítima morreu em 19 de fevereiro após um período internada no Hospital Municipal Padre Germano Lauck com quadro grave da doença.
Na semana passada, o município declarou situação de emergência por conta da epidemia da dengue.
Em nota, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesa) afirmou tomar medidas para conter o avanço e combater a proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.
Disse, também, que solicitou reforço no número de testes sorológicos e inseticida enviados ao Paraná pelo Ministério da Saúde.
A Sesa também salientou que moradores devem prestar atenção aos cuidados para evitar a proliferação do mosquito, como evitar água parada.
Dengue em Foz do Iguaçu
A primeira morte por dengue do ano epidemiológico, que começou em agosto de 2022 e termina em julho deste ano, foi confirmada em setembro.
A segunda, assim como a confirmada nesta semana, aconteceu em fevereiro.
De acordo com um levantamento feito pela RPC, no Hospital Municipal, 25 pacientes recebem algum tipo de atendimento em relação à dengue.
Destes, nove estão internados com quadro mais grave da doença.
No Costa Cavalcanti, a demanda aumentou de cerca de 130 atendimentos por dia para aproximadamente 270 ao dia. O hospital tem registro de lotação.
De acordo com o Sistema Estadual de Regulação do Paraná (Care/Pr), na segunda-feira, não havia fila de espera para internamento de pacientes com dengue em Foz do Iguaçu.
Fonte: G1