Correio dos Campos

‘Ele foi treinado para sobreviver’, diz mãe de soldado sobre esperança de encontrar filho desaparecido no Rio Paraná

Militar do exército, de 19 anos, desapareceu no domingo (10) durante uma operação da PF, em Guaíra; lancha em que ele estava foi atingida por uma embarcação clandestina.
13 de maio de 2020 às 08:19
Segundo a mãe de Daniel, o sonho dele era participar dessa operação especial, em Guaíra — Foto: RPC Cascavel/Reprodução

“Estou esperançosa. Ele foi treinado para sobreviver”, disse a mãe do soldado do Exército Daniel Elgelmann, de 19 anos, que desapareceu no Rio Paraná após um acidente na noite domingo (10). As buscas pelo jovem continuam nesta terça-feira (12), em Guaíra, no oeste do Paraná.

O jovem desapareceu, segundo a 15º Companhia de Infantaria Motorizada, durante uma operação da Polícia Federal (PF). O acidente aconteceu após a lancha, em que a vítima e outros dois militares estavam, ser atingida por um barco clandestino carregado com drogas.

“Eu vejo ele chegando ali no portão da minha casa e me abraçando”, revelou a mãe Liane sobre a espera pelo encontro do filho.

De acordo com ela, além do treinamento militar de Daniel, o filho estava com coletes salva-vidas e a prova de bala. Por isso, ela acredita que encontrarão o filho em breve.

As buscas

De acordo com a PF, mais de 50 pessoas, 15 barcos e três helicópteros ajudam no trabalho de resgate, que passa de 40 horas.

Barcos do Corpo de Bombeiros e do Exército auxiliam nas buscas. O rio faz fronteira com o Paraguai, por isso, a Marinha paraguaia e a PF têm percorrem o leito do Rio Paraná para tentar encontrar alguma pista do soldado.

O acidente

Segundo os dois militares que também estavam no barco, o local estava escuro no momento do acidente. Eles disseram que foram surpreendidos por um comboio com quatro barcos de contrabandistas e traficantes em alta velocidade. Um dos barcos foi jogado para cima da lancha da PF.

O choque foi tão forte, conforme eles, que um dos soldados chegou a desmaiar, mas foi socorrido pelo colega. O terceiro militar, que era Daniel, caiu na água e não foi mais visto.

O jovem soldado atuava em uma operação da Polícia Federal quando caiu no Rio Paraná. As ações buscam tentar impedir o transporte de cigarros e drogas pela fronteira.

Antes da operação, que dura há um ano, cerca de 300 barcos cruzavam as águas do Rio Paraná levando mercadorias contrabandeadas.

“Era o sonho dele entrar no Exército. Ele entrou nessa operação especial porque era isso que ele queria… Estava tão contente, era tão sonhador”, disse a mãe de Daniel.

Fonte: G1