Correio dos Campos

Mãe morre com coronavírus 15 dias após filho morrer pela mesma doença

Ela e os dois filhos foram internados contaminados pelo vírus. Apenas a filha sobreviveu.
28 de abril de 2020 às 08:53
Mãe morreu com coronavírus 15 dias após filho, ainda jovem e saudável, também morrer com a doença — Foto: Arquivo pessoal

Quinze dias após o filho de 31 anos morrer com coronavírus, a dona de casa Alzira da Silva Novaes, de 59 anos, também veio a óbito por causa da doença. Alzira e seus filhos, o vigilante Luiz Fagner Dias Novaes e a técnica de enfermagem Maria Carolina da Silva Novaes, de 39 anos, foram internados com Covid-19. Apenas a filha sobreviveu e já está em casa. A informação foi confirmada ao G1 nesta terça-feira (28).

Mãe e os dois filhos contraíram o vírus ao se revezarem para acompanhar o pai internado em um hospital de Cubatão (SP) após ter tido um AVC. Luiz Fagner estava inconsciente na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e faleceu no dia 12 de abril. Alzira também estava na UTI e, segundo a família, faleceu na tarde desta segunda-feira (27).

Em entrevista para o G1, Maria Carolina, a única da família a se recuperar do vírus após a internação, relatou que o momento é de muita tristeza para os amigos e familiares. “Estou péssima. Meu pai já chorou muito. Oramos muito por ela, mas essa é uma doença muito triste”, diz.

A família mora em Praia Grande, no litoral paulista, e o pai de Maria estava em Cubatão porque, como ela trabalhou muitos anos na unidade hospitalar, procurou por atendimento na cidade. Segunda a filha, Alzira tinha problemas renais e cardíacos. Já o irmão não apresentava comorbidades e até praticava esporte.

A dona de casa estava internada no Hospital Guilherme Álvaro, em Santos, e chegou a apresentar um quadro de melhora, mas piorou e veio a óbito. Ela não chegou a saber da morte do filho. “Ela só ficou dois dias consciente antes de ser intubada novamente. Só mandamos uma carta dizendo que estava tudo bem”, conta a filha.

“A doença não escolhe idade e faz todos ao redor sofrerem. Na UTI é todo dia uma caixinha de surpresas. No sábado, a minha mãe era a melhor paciente, no domingo piorou e nessa segunda se foi. Ela lutou muito bravamente, mas agora descansou. Só não queria que ninguém passasse por esse desespero e dor”.

Nas redes sociais, Maria recebeu diversas mensagens de luto e apoio. Ela chegou a postar sobre a morte da mãe: “Por que tinha que ser assim? Não tivemos como nos despedir (sic)”, lamentou.

Filha fez texto de despedida para a mãe nas redes sociais; irmão também morreu no início de abril pela doença — Foto: Reprodução/Facebook

Entenda o caso