Correio dos Campos

Criminosos chantageiam vítimas dizendo ter imagens íntimas e histórico de sites pornôs acessados

O Núcleo de Combate aos Cibercrimes da Polícia Civil do Paraná investigou e afirmou que tudo não passa de um golpe
20 de abril de 2020 às 08:54
Foto: Arquivo/Agência Brasil

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) alerta a população sobre crimes cibernéticos que, nos últimos dias, têm feito várias vítimas. Em denúncias, as vítimas relatam receberem um e-mail, em inglês, onde os criminosos afirmam ter fotos íntimas captadas através da webcam. O intuito é fazer com que a vítima pague para não ter sua vida exposta.

Segundo o delegado José Barreto, chefe do Núcleo de Combate aos Cibercrimes da Polícia Civil do Paraná (Nuciber), além dos criminosos afirmarem que possuem vídeos e fotos íntimos das vítimas, eles alegam ter, também, a lista de histórico de navegação com vários sites pornográficos acessados por ela.

“Para comprovarem que eles realmente têm essas informações, os cibercriminosos mandam uma senha antiga já usada pela vítima”, disse o delegado.

Entretanto, em investigações, a PCPR analisou e confirmou que, na verdade, eles não têm nenhum conteúdo íntimo dessas pessoas. “Eles também não têm nenhuma lista de sites acessados pela vítima. Isso, na realidade, é uma tentativa de golpe”, observou Barreto.

Sobre as senhas que os supostos hackers dizem ter, o delegado explica que estas fazem parte de um vazamento ocorrido há algum tempo atrás provenientes de provedores de aplicação, ou seja, quaisquer funcionalidades acessadas pela internet que passam por portais ou aplicativos, por exemplo.

“Então, em posse dessas senhas antigas, eles tentam aplicar um golpe. Não paguem nada aos criminosos”, ressaltou José. Ele ainda alerta que se alguém receber um e-mail com estas características deve ignorar ou excluir.

A recomendação da Polícia Civil é que as pessoas, de vez em quando, alterem suas senhas a fim de inibir esse tipo de crime.

Fonte: Banda B