Correio dos Campos

Coronavírus: limpeza de alimentos comprados em feiras e mercados deve ser redobrada

19 de abril de 2020 às 08:30
(foto: G1)

Com o avanço no número de casos de pessoas que contraíram o novo coronavírus, a higiene com os produtos que passam pelas feiras e supermercados precisou ser redobrada. Para evitar o contágio, o infectologista Victor Horácio explica como frutas, verduras e legumes devem ser limpos antes de irem para a geladeira.

“É importante lembrar que no momento de lidar com o alimento vai ser necessário você lavar as mãos e higienizar a bancada. É importante também tirar anéis, relógios, cuidar na hora de tossir”, explicou.

Para limpar os alimentos o recomendado é misturar uma colher de sopa de água sanitária em um litro de água. Deixe frutas, verduras e legumes por 15 ou 20 minutos. Depois disso, só guardar na geladeira.

Os ovos também devem ser limpos antes de serem colocados na geladeira. Para as carnes, o cuidado é na hora do preparo, evitar comer mal passada.

O infectalogista também ensina como limpar as embalagens das refeições encomendadas nos restaurantes. Primeiro é preciso ficar atento ao local que está pedindo a comida. Ao receber a refeição, limpe a bancada e passe álcool gel na embalagem.

Vida no campo
A agricultora Regiane Bilinovski, agricultora de Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba, conhecida na internet por publicar vídeos mostrando a rotina dela e da família, conta como eles estão se adaptando.

Regiane conta que ela e a família redobraram os cuidados com higiene. Recipientes de álcool gel foram colocados na colheitadeira, caminhão e trator.

Ela também está aproveitando o pouco tempo livre para costurar máscaras de pano que são entregues para os vizinhos. Regiane diz que os agricultores estavam tendo dificuldade para comprar as máscaras na região.

Fonte: G1