Correio dos Campos

UEPG e Prefeitura definem mudança da Maternidade do Hospital Universitário para o HC

17 de abril de 2020 às 09:02
Foto: PMPG

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) participou hoje (16) da primeira reunião de trabalho com o prefeito Marcelo Rangel sobre a transferência da Maternidade Hospital Universitário e outros serviços para o Hospital da Criança, que passará a ser uma unidade materno-infantil. Estiveram presentes, entre outros, a Secretária Municipal de Saúde, Angela Pompeu, o reitor Miguel Sanches Neto, o vice-reitor Everson Augusto Krum e a diretora-geral do HU-UEPG, Luciane Cabral.

As lideranças definiram que, nos próximos dias, será assinado um termo de cooperação entre a UEPG, a Prefeitura Municipal e Secretaria de Estado da Saúde, para início das tratativas de transferência da maternidade do HU para o Hospital da Criança. As demais ações serão feitas por meio de aditivos, com planos de trabalho e cronogramas que ainda serão pactuados entre as partes, ouvidas todas as representações envolvidas, com destaque para a Associação dos Amigos do Hospital da Criança, que está concluindo uma ampla reforma do Hospital.

No termo, será indicada uma representação tripartite para constituir uma comissão de transição e definir aspectos técnicos da ocupação dos espaços e de instalação de novos serviços, sem prejudicar os serviços já prestados pelo Hospital da Criança, onde continuará a funcionar o Pronto Atendimento Infantil – PAI. O documento terá validade até 31 de dezembro de 2020.

Representantes

O representante por parte da UEPG será o professor Everson Krum, que foi diretor do Hospital Universitário por vários anos, e que tem larga experiência na área hospitalar. “A mudança da Maternidade, UTI Neonatal e UTI Pediátrica e Serviço de Cirurgia Pediátrica de Emergência para o Hospital Municipal, neste momento grave de preocupação com ações de combate ao Coronavírus, tem dois objetivos fundamentais de valorização à vida: evitar exposição das gestantes e puérperas no HU e ainda ampliar ainda mais a capacidade de atendimento. É uma decisão técnica e corajosa que busca a preservação do bem maior que é a vida humana”, diz Krum.
O reitor Miguel Sanches Neto destacou a importância para a saúde do município e da região desta união inédita de esforços. O HU poderá aumentar os seus leitos para o Coronovarírus e dar mais proteção para as mães e os bebês. O Hospital da Criança poderá contar com mais recursos financeiros e uma nova equipe técnica para atuar em conjunto com todo o conhecimento lá instalado.

O prefeito Marcelo Rangel destacou que este é um feito histórico para a cidade. “Depois de conseguir estruturar todo o hospital, com a valiosa ajuda de todos os patrocinadores, em especial dos Amigos do Hospital da Criança, é com o sentimento de dever cumprido posso hoje destinar um hospital municipal extremamente preparado a uma causa nobre, a saúde e segurança das mães e das crianças”, ressaltou.

O reitor destaca ainda as ótimas instalações em que que se encontra o Hospital da Criança. “Isso demonstra todo o carinho, cuidado e dedicação de equipes de funcionários e voluntários que tanto fizeram por ele”, e que é uma honra para a UEPG poder participar da contar com este patrimônio municipal em prol da população.

Fonte: UEPG