Correio dos Campos

UEPG doa 500 protetores faciais à Secretaria Municipal de Saúde

17 de abril de 2020 às 14:38
(Divulgação/UEPG)

UEPG – Nesta quinta-feira (16), a Secretaria Municipal de Saúde recebeu 500 protetores faciais produzidos por professores e alunos da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Os equipamentos de proteção individual foram doados por voluntários da UEPG, UTFPR e Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, que trabalham na produção.

De acordo com o professor e coordenador da ação, Maurício Zadra Pacheco, os materiais visam atender à demanda dos profissionais da saúde e das forças de segurança durante a pandemia, visto que eles estão em contato direto com o público. “Para suprir a falta de equipamentos de proteção individual contamos com o trabalho dos voluntários, tanto na parte da confecção, quanto da montagem”, conta.

Para Luiz Antônio Delgobo, Secretário Adjunto de Gestão Administrativa da Fundação Municipal de Saúde de Ponta Grossa, o projeto de produção dos protetores faciais é extremamente relevante para os profissionais que estão na linha de frente, atendendo diretamente aos pacientes com suspeita de Covid-19. “Toda a ajuda que está vindo das instituições e da sociedade civil é de suma importância para nós. Estamos com dificuldade em adquirir estes produtos, visto que não os encontramos mais no mercado. Então, contamos com as parcerias para manter o fluxo de atendimento”.

Conforme explica o secretário, os equipamentos serão destinados conforme os níveis de ação. “Há os profissionais que trabalham em ambientes hospitalares, que entram em contato direto com os pacientes, aqueles que estão em Unidades Básicas de Saúde e que podem ter contato com pessoas no primeiro estágio da doença. Temos também profissionais na área de vacinação, de vigilância, de atendimento da zoonose, entre outros. O objetivo é entregar os materiais conforme cada caso, de acordo com o nível de prioridade”.

Para Delgobo, os equipamentos permitem que os profissionais da linha de frente tenham mais segurança e tranquilidade no trabalho. “Para eles, é mais uma garantia de que a Secretaria Municipal de Saúde está preocupada em resolver as questões e busca, por meio das parcerias, oferecer o melhor atendimento possível”. O Professor Pacheco reforça a importância da dedicação da equipe na concretização do projeto. “Gostaria de agradecer e destacar a participação do grupo de jovens da Paróquia da Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, do pessoal do Centro Acadêmico de Engenharia de Materiais e também de outros voluntários que se juntaram a nós para que os equipamentos pudessem ser finalizados e distribuídos a quem precisa”.

Doações

Durante a semana, integrantes do projeto participaram da distribuição de equipamentos de proteção individual aos profissionais de saúde e agentes de segurança. Dos protetores produzidos, 100 foram doados para o Hospital Santa Casa de Misericórdia, 10 para a Polícia Civil, 20 para a Polícia Rodoviária Federal, 30 para a Polícia Militar, 20 para o Corpo de Bombeiros do Paraná, 20 para a UPA da Santa Paula e mais 100 para o Hospital Universitário da UEPG.

Além disso, foram destinadas 50 máscaras de proteção à Presidente do Rotary Club de Palmeira, Geise Begosso, que serão direcionados aos funcionários da Santa Casa de Misericórdia do município. A doação foi intermediada pelo Rotary Alagados de Ponta Grossa que forneceu os insumos para a instituição, que, por sua vez, contou com a mão de obra dos voluntários na confecção dos EPI’s. Nesta sexta-feira (17), também foram entregues cinco máscaras de proteção para a Secretaria Municipal de Saúde da cidade de Ventania.

Segundo Pacheco, desde o início da ação, a equipe de Ponta Grossa já produziu 1200 protetores faciais. “A nossa meta é entregar 1800 unidades aos hospitais e forças de segurança. Caso seja necessário, podemos produzir um número maior, mas a nossa intenção é focar também em outras ações de combate a Covid-19”, conta o docente.