Correio dos Campos

Prograd divulga atividades on-line autorizadas durante a suspensão das aulas

17 de abril de 2020 às 14:33
(Divulgação/UEPG)

UEPG – A Universidade Estadual de Ponta Grossa segue, conforme deliberação do Conselho Universitário, no dia 09 de abril, com os Calendários Geral, de Medicina e de Telêmaco Borba suspensos. A Pró-reitora de Graduação, Ligia Paula Couto, destaca que, apesar desta suspensão, algumas atividades estão liberadas para ocorrer on-line.

Orientação de TCC

De acordo com a Prograd, a orientação de trabalhos de conclusão de curso pode ocorrer, desde que alunos(as) e professores(as) consigam se comunicar remotamente e, em decisão conjunta, entendam que é possível a retomada desta ação. “Todas as datas de defesa serão alteradas mediante publicação de novos calendários, de modo que o(a) aluno(a) que não possa trabalhar no TCC a distância não seja prejudicado(a)”, destaca a pró-reitora.

Horas complementares

De 9 de abril até retorno de calendários presenciais, estão liberadas para serem realizadas horas atividades complementares em cursos ofertados pela Universidade Virtual do Paraná <https://www.uvpr.pr.gov.br/cursos/cursos-abertos/> ou pelo NUTEAD da UEPG < https://ead.uepg.br/site/moocs>.

No site do NUTEAD da UEPG, há os seguintes Moocs gratuitos: “Nivelamento em Língua Portuguesa”, “Nivelamento em Matemática Básica”, “O que você precisa saber sobre a seleção de pessoas”. Estão abertas inscrições, de 14 a 17 de abril, para o curso “Conhecendo a EAD” <https://ead.uepg.br/apl/phi/?page=publico.Login&curso=454>, com início previsto para 20 de abril. Demais cursos serão divulgados durante o mês de abril nas redes sociais da UEPG e às coordenações de curso. Se houver qualquer problema de acesso aos cursos do NUTEAD, encaminhar email ao [email protected].

Permissões e Proibições

A Prograd explica que não poderá ser registrada, no Diário de Classe, nenhuma atividade no período em que os calendários permanecerem suspensos. Além disto, não será considerada válida nenhuma atividade avaliativa neste período de suspensão de calendários, mesmo que realizada a distância. A interação a distância entre alunos e professores é permitida, desde que nenhuma atividade advinda desta interação seja computada, avaliativa ou compreendida como obrigatória a todos(as).

Decisões sobre a Ead

No dia 9 de abril, o Conselho Universitário da UEPG decidiu manter a suspensão dos calendários presenciais e optou pela não realização de atividades via educação a distância (Ead), relativas ao conteúdo dos cursos. Pela proposta aprovada, aos estudantes, com adesão voluntária, também serão ofertados conteúdos para o uso da EaD. Atividades complementares podem ser realizadas pela Universidade Virtual do Paraná e cursos do Nutead, de forma gratuita. As orientações de trabalhos de conclusão de curso podem ocorrer, entretanto, as datas de defesa serão alteradas, a depender da publicação de novos calendários, de forma que os alunos não sejam prejudicados caso não possam desenvolver o TCC a distância, durante o período de suspensão dos calendários presenciais.