Correio dos Campos

Youtuber é indiciado por divulgar notícias falsas e receitas caseiras com promessa de proteção contra o coronavírus, diz polícia

Jovem possui mais de 150 mil inscritos em um canal na internet; ação do suspeito, que mora em Curitiba, foi denunciada pelo Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul.
15 de abril de 2020 às 08:31
Policiais civis cumpriram mandado de busca e apreensão na casa de jovem youtuber suspeito de divulgar notícias falsas sobre o coronavírus — Foto: Divulgação/Polícia Civil

Um jovem youtuber, de Curitiba, foi indiciado por divulgar notícias falsas sobre o novo coronavírus além de receitas caseiras com promessa de cura ou imunização contra a Covid-19, de acordo com a Polícia Civil.

Uma operação foi deflagrada, nesta terça-feira (14), com cumprimento de mandado de busca e apreensão na casa do jovem.

A polícia informou que o rapaz, que não teve nome divulgado, possui um canal de vídeos na internet, com mais de 150 mil inscritos. Na plataforma, segundo a polícia, o suspeito divulgava receitas caseiras com a utilização de cal virgem, alegando a promessa de cura ou imunização contra a Covid-19.

A prática, conforme ressaltado pela polícia, é caracterizada pelo Ministério da Saúde como uma das formas de notícias falsas sobre o assunto.

De acordo com a Polícia Civil, o caso foi denunciado pelo Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul, que informou que os procedimentos divulgados pelo jovem são irregulares e causam riscos à saúde de pessoas que pudessem replicar as receitas caseiras.

Ainda de acordo com a polícia, uma decisão judicial determinou que o canal de vídeos do suspeito fosse retirado do ar.

O jovem foi indiciado pelos crimes de charlatanismo, falsidade documental, falsa identidade e falso alarde, e deve responder em liberdade.

Durante o cumprimento do mandado na casa do jovem, foram apreendidos armas de airsoft e um cartão de plano de saúde falsificado.

Fonte: G1