Correio dos Campos

Prefeitura de Curitiba confirma a primeira morte por coronavírus

Vítima é uma mulher de 56 anos que estava internada em estado grave
6 de abril de 2020 às 14:51
(Foto: Reprodução/internet)

G1 – A Prefeitura de Curitiba anunciou a primeira morte por coronavírus na cidade. A vítima é uma mulher de 56 anos que morreu na madrugada desta segunda-feira (6).

A informação foi confirmada pela secretária municipal da Saúde, Márcia Huçulak.

De acordo com a secretária, a mulher tinha doenças crônicas, como diabetes, pangastrite e anemia.

O boletim divulgado no domingo (5) pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) informava que o Paraná tinha 445 casos confirmados da doença e 10 mortes por Covid-19.

Segundo a médica infectologista da Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba, Marion Burger, a mulher foi internada no dia 29 de março em um hospital público da cidade e desde então estava entubada em estado grave. O hospital não foi divulgado pela prefeitura.

A secretária informou que a vítima voltou de uma viagem a São Paulo no dia 22 de março, dias antes de apresentar os sintomas da doença.

Segundo a prefeitura, os familiares da vítima estão sendo monitorados. Uma familiar teve sintomas leves e foi isolada. Nenhum deles teve diagnóstico confirmado para a Covid-19.

Recomendações

Segundo a secretária municipal de Curitiba, Márcia Huçulak, a confirmação do óbito não altera as recomendações de distanciamento social em vigor na cidade.

“Este óbito não modifica por enquanto a nossa situação. Estamos fazendo o monitoramento diariamente dos casos”, afirmou.

A prefeitura informou que, desde o início da pandemia, todas as mortes por doenças causadas por infecções respiratórias são investigadas. Até sábado (4), 40 mortes tinham sido investigadas e em 37 casos a infecção por coronavírus foi descartada.

Leitos

Mais cedo, em uma sessão remota na Câmara Municipal de Curitiba, a secretária municipal de Saúde apresentou aos vereadores um panorama dos leitos de hospitais e de UTI na cidade.

No total, são cerca de 5,7 mil leitos e 760 leitos de UTI na cidade.

De acordo com a secretária, até o momento, o cenário de ocupação dos leitos de UTI está controlado.

“O ministro [da Saúde, Henrique Mandetta] tem alertado isso. Nós estamos no pé da montanha. Nós não começamos a subir montanha. Nós devemos começar a ter problemas nesta semana”, afirmou