Correio dos Campos

Ministério da Saúde divulga manual para fazer máscara caseira

Governo informou que vai lançar uma campanha digital para incentivar a produção caseira de máscaras de pano.
3 de abril de 2020 às 08:14
Máscaras estilizadas no combate à pandemia — Foto: Mirella Brandão/Aruivo pessoal

O Ministério da Saúde divulgou nesta quinta-feira (2) um manual que indica como a população pode fazer máscaras de tecido.

“Além de eficiente, é um equipamento simples, que não exige grande complexidade na sua produção e pode ser um grande aliado no combate à propagação do coronavírus no Brasil, protegendo você e outras pessoas ao seu redor”, diz o manual divulgado pelo Ministério da Saúde.

O Ministério da Saúde afirmou ainda que vai fazer uma campanha virtual para incentivar a população a fazer as próprias máscaras de pano.

Especificações

A nota afirma que, para ser eficiente como uma barreira física, a máscara caseira precisa seguir as seguintes especificações:

  • Ter pelo menos duas camadas de pano
  • Ser individual
  • Serem feitas com algodão, tricoline, TNT ou outros tecidos
  • Devem ser bem higienizadas (o ministério indica água e sabão ou água sanitária na lavagem após o uso)
  • Serem feitas nas medidas corretas: cobrindo totalmente a boca e nariz e serem bem ajustadas ao rosto, sem deixar espaços nas laterais.

O Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, afirmou que a máscara caseira faz uma barreira tão eficiente quanto as outras máscaras. “A diferença é que ela tem que ser lavada pelo próprio indivíduo para que se possa manter o autocuidado. Se ficar úmida, tem que ser trocada”.