Correio dos Campos

Governos de MT, RO e SC seguem Bolsonaro e reabrem o comércio

Algumas medidas de isolamento social só foram mantidas para idosos e grupos de risco, como defendeu o presidente da República
27 de março de 2020 às 10:23
(REUTERS/Adriano Machado)

O governador do Mato Grosso, Mauro Mendes (DEM), baixou decreto nesta quinta-feira (26/03), permitindo o funcionamento do comércio e do transporte coletivo que sofriam restrições pelo coronavírus. Outras medidas de isolamento social só foram mantidas para idosos e grupos de risco – o chamado isolamento vertical, defendido pelo presidente Jair Bolsonaro. Já o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), criticou a decisão e disse que, na capital, o isolamento social não será abrandado.

O novo decreto estadual reabre bares, cafés, redes de supermercado e estabelecimentos alimentícios na modalidade delivery, além de restabelecer a circulação do transporte público municipal e metropolitano com passageiros sentados. A permissão se estende a táxis, aplicativos e transporte de funcionários por empresas. Restaurantes em rodovias foram liberados para funcionar, assim como bancos, lotéricas, igrejas e templos. Mendes manteve o isolamento domiciliar para idosos e grupos de riscos, como pessoas com doenças crônicas.