Correio dos Campos

Prefeitura cria novo plano de ações para enfrentamento do Coronavírus

Novo pacote de propostas prevê medidas nas áreas social e saúde, além de liberação gradativa do comércio para recuperação da economia
26 de março de 2020 às 19:14
(Divulgação/PMPG)

IMPRENSA/Ponta Grossa – A Prefeitura de Ponta Grossa segue tomando medidas de controle e prevenção para enfrentamento da emergência em saúde pública decorrente do novo Coronavírus (Covid-19). Nesta quinta-feira (25), o prefeito Marcelo Rangel divulgou um novo pacote de ações, voltadas às áreas de saúde, social e economia. A proposta, definida como Ação Temporária de Assistência e Combate (ATAC) Covid-19, tem como objetivo minimizar o impacto da doença no município, estruturação da saúde para acompanhamento e tratamento dos casos e a liberação gradativa do comércio após o período de suspensão, para recuperação da economia.

“A prioridade absoluta é a vida, a saúde das pessoas. Nós não vamos abrir mão da vida das pessoas apostando em teses da internet, de já podemos liberar tudo e ficar despreocupados, porque ninguém assina embaixo, mas eu tenho que assinar. Eu tenho responsabilidade sobre vidas, por isso elaboramos esse programa com muita responsabilidade. Vamos reforçar as ações de saúde e planejar a retomada gradual do comércio, se o desenvolvimento da Covid-19 em nosso município permitir”, detalhou Rangel.

Saúde

Para a saúde mantêm-se por tempo indeterminado a recomendação do isolamento social, orientando a população que evite exposição desnecessária e aglomerações. Além disso, está valendo um novo protocolo de triagem, com o acompanhamento dos casos suspeitos e reordenamento do sistema de saúde para atendimento prioritário. A Fundação Municipal de Saúde também tem a expectativa de retomar a campanha de vacinação contra Influenza na próxima semana, assim que receber novas doses da vacina pela 3ª Regional de Saúde.

A Prefeitura está pleiteando mais valores para investir nas ações de enfrentamento ao coronavírus, com a solicitação de recursos junto à Justiça Federal para a compra de insumos na área da saúde, e a elaboração de leis que permitam remanejar receitas para combater a doença e desengessar o orçamento para cumprimento de metas fiscais.

Através da Secretaria de Meio Ambiente, será iniciado já na sexta-feira (26) o trabalho de desinfecção de áreas públicas, executado primeiramente nos pontos de maior risco e maior circulação de pessoas, como Hospitais Públicos e Privados, Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e Unidades Básicas de Saúde, além do Terminal Central de Ônibus e Calçadão. Com um equipamento que transforma produto líquido em névoa, será aplicado um desinfectante de última geração com ação imediata, que tem efeito esterilizante contra bactérias, fungos, vírus e outros patógenos. Já é largamente utilizado em indústrias alimentícias para limpeza e higienização de ambientes e também foi utilizado na China para contenção do COVID-19.

SOCIAL

Neste segmento, tem início na próxima segunda-feira (30) a distribuição de oito mil kits de com produtos da merenda escolar para crianças da rede municipal enquadradas nos critérios de baixa renda. O programa Banho Solidário e o atendimento voltado à população em situação de rua, realizado pela CREAS POP, está mantido nesse período, inclusive com reforço nas orientações sobre prevenção e cuidados com a saúde. Também foi dado início à distribuição de marmitas no Restaurante Popular para esse público.

ECONOMIA

Na próxima semana, a Prefeitura dá início a um planejamento estratégico para abertura gradual e seletiva do comércio, a partir do dia 06 de abril, quando encerra o período de suspensão do decreto municipal 17.144. Será analisado o desenvolvimento de um sistema de rodízio por grupos de atividade econômica. “A manutenção dos cuidados de higienização e isolamento social são fundamentais nesse momento, porque a retomada das atividades comerciais dependerá do acompanhamento dos casos da doença até o final do período de suspensão. Caso se mantenha estável, a expectativa é que as atividades possam ser reabertas a partir do dia 06 de abril, especialmente aqueles onde não ocorrem aglomerações ou são atendimentos individualizados com hora marcada”, avalia o prefeito.

Devem ser retomadas ainda, parcialmente, as atividades administrativas no Paço Municipal, com o retorno dos servidores públicos municipais de até 40 anos, fora da faixa etária do grupo de maior risco. Também integra o pacote de ações o desenvolvimento de um serviço digital de pedidos e entrega de hortifrútis e demais alimentos in natura vindos dos produtores rurais da cidade, possibilitando que as pessoas possam obter alimentos da agricultura familiar sem sair de casa. A plataforma Feira Fácil já está em funcionamento.