Correio dos Campos

Mulher cria prateleira solidária com alimentos para ajudar pessoas carentes em época de pandemia: ‘Viralizar a empatia’

Suelen Jansen disse que teve ideia após ver pessoas estocando produtos. Arteterapeuta instalou caixotes na frente da casa onde mora, em Ponta Grossa, nos Campos Gerais do Paraná
19 de março de 2020 às 16:14
Vizinhos também foram convidados a doar alimentos para a prateleira — Foto: Paulo Martins/RPC Ponta Grossa

G1 – Uma moradora de Ponta Grossa, nos Campos Gerais do Paraná, resolveu criar uma prateleira solidária para fornecer alimentos e produtos de limpeza para quem não tem dinheiro para comprar. Suelen Galvão Jansen disse que quer “viralizar a empatia” durante a pandemia do novo coronavírus.

Até esta quarta-feira (18), Ponta Grossa não tinha nenhum caso confirmado da doença. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), o Paraná tem 14 casos da Covid-19.

Suelen, que trabalha como arteterapeuta, contou que teve a ideia depois de ver pessoas estocando comida. Para ela, o objetivo foi fazer um movimento contrário.

“Em vez de pânico, de medo, de estocar comida, de pensar só na gente, acho que a gente tem que se preocupar com os outros. A ideia é viralizar o bem, o amor, a empatia”, disse.

Para criar a prateleira, Suelen instalou dois caixotes no portão da casa onde mora. Ela também fez uma lista de produtos que tinha em casa e estavam sobrando.

Depois de montar os caixotes, a arteterapeuta convidou vizinhos para participar da ação.

Cooperação

Suelen notou que os produtos que estão sendo mais procurados pelas pessoas que passam pela prateleira são itens de higiene, como sabonetes e papel higiênico.

Para que mais pessoas possam ser beneficiadas, a arteterapeuta resolveu dividir alguns itens. Um sabonete, por exemplo, foi partido em quatro.

O sentimento de partilha é justamente o que Suelen diz buscar na prateleira solidária. Para a arteterapeuta, é preciso substituir a ideia de competição por cooperação.

“Quando você vai ao mercado e enche três, quatro carrinhos, você tá competindo. Quando você pega um para você e um para o outro, você coopera. É assim que a gente vai se salvar.”