Correio dos Campos

Eleições 2020: Número de mesários voluntários no Paraná está abaixo da média nacional

De acordo com o TRE-PR, estado tem média de 40% de voluntários trabalhando nas eleições, e média nacional é de 60%. 13,8 mil pessoas se inscreveram para trabalhar nas eleições municipais.
2 de março de 2020 às 07:56
Klauber Lopes será mesário voluntário pela primeira vez nas eleições municipais de 2020 — Foto: Arquivo pessoal

Número de mesários voluntários no Paraná está abaixo da média nacional. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), 13,8 mil pessoas se inscreveram como voluntárias para as eleições municipais de 2020 no estado, quando serão necessários cerca de 110 mil mesários.

De acordo com o tribunal, historicamente cerca de 40% do efetivo de mesários no estado é composto por voluntários, enquanto a média nacional é de 60%.

Em 2018, a proporção de voluntários no estado foi ainda menor do que a média histórica: 39 mil dos 128 mil que foram chamados para trabalhar nas eleições eram voluntários, o que representa 31% dos mesários.

Para que possam participar das eleições municipais em outubro de 2020, os interessados devem se inscrever até o início de junho, que é quando os juízes eleitorais de cada cartório fazem as convocações pelo sistema eleitoral.

De acordo com o TRE-PR, as inscrições podem ser feitas no site do tribunal. Podem se voluntariar eleitores com mais de 18 anos que não tenham débitos com a Justiça Eleitoral.

Os mesários que trabalham nas eleições têm alguns benefícios, como:

  • Dispensa do serviço pelo dobro de dias trabalhados como mesário;
  • Auxílio-alimentação para o dia da eleição;
  • Crédito em disciplinas de cursos em instituições de ensino superior;
  • Vantagem de desempate em concursos públicos, se houver previsão em edital;
  • Isenção de taxa de inscrição em concursos públicos estaduais.

De acordo com o TRE-PR, a vantagem de ter uma proporção maior de voluntários, é que menos pessoas precisam ser convocadas para trabalhar nas eleições.

Expectativa

O estudante Klauber Lopes da Silva, de 22 anos, se inscreveu como voluntário e foi chamado para trabalhar como mesário nas próximas eleições pela primeira vez. De acordo com ele, a expectativa para participar nas eleições é grande.

“Eu sempre achei legal esse trabalho, desde que era criança e ia nos pontos de votação com os meus pais. Eu passei a me informar melhor, achei interessante e quis participar”, disse o estudante.

Klauber disse que nem se atentou aos benefícios oferecidos aos mesários quando se inscreveu. “Mas são benefícios que podem ser úteis, especialmente para quer fazer concurso público”, afirmou.

A também estudante Alyssa Reis Daniel, de 20 anos, que também será voluntária pela primeira vez nas eleições em outubro, afirmou que se inscreveu porque se inspirou na mãe dela, que sempre trabalha como mesária, mas que vai aproveitar para usar os créditos de atividades complementares na universidade.

“Gosto do processo eleitoral, me espelho no exemplo da minha mãe, mas vou aproveitar essa experiência também para completar as horas extracurriculares exigidas na universidade”, disse.

Restrições

De acordo com o TRE-PR, não podem ser mesários candidatos ou parentes de candidatos, membros de diretórios de partidos políticos, policiais ou funcionários de cargo de confiança do Poder Executivo.

Fonte: G1