Correio dos Campos

Pesquisadores descobrem célula capaz de curar diversos tipos de câncer

1 de março de 2020 às 09:31
(Reprodução)

Pesquisadores da Universidade de Cardiff, no Reino Unido, descobriram uma célula capaz de curar todos os tipos de câncer, de pulmão, pele, sangue, mama, ossos, próstata, ovário, rim e colo de útero.

O estudo foi publicado na prestigiada revista científica Nature Immunology, onde os cientistas explicam que a ‘Célula T’ é responsável pela defesa do organismo contra ameaçadas estrangeiras, como os vírus e as bactérias.

Também chamado de ‘lincócito T’, a célula possui “receptores” na sua superfície que permitem identificar e atacar as células cancerosas, ignorando as saudáveis.

Como isso funciona ainda está sendo pesquisado, mas sabe-se que o receptor da célula T interage com uma molécula chamada MR1, presente na superfície de todas as células do corpo humano.

É possível que a MR1 seja a responsável por sinalizar ao sistema imunológico o metabolismo equivocado em curso dentro de uma célula cancerosa.

A pesquisa ainda está em fase inicial, mas os pesquisadores da Universidade de Cardiff se mostram otimistas em vista do enorme potencial positivo que a descoberta pode causar. Em breve, haverá testes em pacientes humanos.

Fonte: Razões para acreditar