Epidemia vai chegar, diz secretário de Saúde do Paraná sobre coronavírus
Diante do número de casos de coronavírus em todo o Brasil, o secretário de saúde do Estado do Paraná, Beto Breto, não descarta uma epidemia.
“A epidemia vai chegar, mas vejo que o maior número de casos será a partir do período que vai esfriando a temperatura, no final de outono, início de inverno”, afirma.
Ele lembra que o Paraná já enfrentou outros vírus que comprometem o sistema respiratório e que todas as medidas para lidar com esse atual momento são seguidas de acordo com o que é preconizado pelo Ministério da Saúde.
“Passamos pela H1N1 em 2009 e agora queremos saber como será a imigração de casos da China e Itália, que temos temperaturas frias, para o calor do hemisfério sul e depois no inverno”.
A rede de urgência e emergência do Estado do Paraná conta com 60 hospitais. No plano de contingência adotado, há ações como antecipação de campanha de vacinação contra gripe. “A vacina contra gripe e influenza no sul do Brasil que seria para abril já vai começar nos próximos dias no Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul”, destaca o secretário.
Fonte: Catve