Correio dos Campos

Justiça condena a prisão vereadora Kátia Dittrich por exigir parte do salário dos funcionários do gabinete

Decisão é da 11ª Vara Criminal da Região Metropolitana de Curitiba. Vereadora pode recorrer em liberdade; a defesa afirma que não existem provas para a condenação.
22 de fevereiro de 2020 às 08:04
Veradora Kátia Dittrich (SD) — Foto: Reprodução/RPC

A vereadora Kátia Dittrich (SD), conhecida como Kátia dos Animais de Rua, foi condenada a cinco anos e seis meses de prisão por exigir parte dos salários de dois funcionários do gabinete, sob ameaças de serem demitidos, caso não obedecessem.

O caso ocorreu no fim de 2017. A decisão é de quinta-feira (20), do juiz José Daniel Toaldo, da 11ª Vara Criminal do Foro Central da Comarca da Região Metropolitana de Curitiba.

Na denúncia do Ministério Público do Paraná (MP-PR) eram quatro diferentes episódios em que Kátia era investigada das vantagens indevidas. A Justiça acatou dois casos e a absolveu dos demais, conforme a decisão.

Além disso, a vereadora também perdeu o mandato pelo crime de corrupção. Conforme a decisão, Kátia “agiu com culpabilidade acima do normal, tendo em vista se tratar de vereadora eleita para exercer a sua função pública pautada no interesse público e no respeito às leis”.

Ao invés disso, de acordo com a decisão, ela “optou por exigir vantagem indevida de seu próprio assessor, valendo-se do seu cargo e da natureza de cargo em comissão”.

O marido dela, Marcos Pinheiro Withers, também foi condenado a cinco anos de prisão em regime fechado, pelo crime de concussão.