Correio dos Campos

Mãe diz que filho sofreu lesão na coluna durante ‘desafio da rasteira’

19 de fevereiro de 2020 às 09:15
(foto ilustrativa/divulgação)

A mãe de um adolescente de 14 anos, que pediu para não ser identificada para proteger a identidade do filho, contou que ele teve uma lesão na coluna cervical após ser vítima ‘desafio da rasteira’. O caso foi registrado na cidade de Araguaína, no estado do Tocantins. Vídeos com a ‘brincadeira’ viralizaram na internet, mas especialistas alertam que a queda causada pela ‘pegadinha’ pode causar machucados graves e até levar a morte.

“Eu percebi que ele tava com os ombros curvados e não conseguia mexer o pescoço. Foi que eu perguntei pra ele o que tinha acontecido. E ai ele falou pra mim que tinha feito a brincadeira e ele tinha caído e bateu com a cabeça no chão”, conta a mãe.

O adolescente consultou um médico e precisou imobilizar o pescoço. O desafio foi realizado em um campo de areia, perto da casa dele.

“A preocupação é grande porque vira moda. E eles acabam que desafiando os limites deles. Eles acabam querendo provar que eles podem fazer também”, completa ela.

Outro caso

Em novembro de 2019, a estudante Emanuela Medeiros morreu depois de bater a cabeça no chão ao cair durante o desafio, em Mossoró (RN). Ela teve traumatismo craniano.

O ortopedista Danilo Mourão Ribeiro explica que a prática pode causar lesões irreversíveis. “Existe uma lesão que a gente chama que é quando tem um mecanismo de chicote. Então, quando a criança dá aquela rasteira, que ela cai. Ela faz um mecanismo de chicote com o pescoço e esse chicote pode levar a luxação, pode levar a contusão na medula. Se faz um mecanismo de chicote muito grande e tem uma lesão medular, é irreversível”.

Fonte: G1