Correio dos Campos

Sesa descarta Influenza, e Fiocruz investiga caso suspeito do novo coronavírus em Ponta Grossa

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, resultado dos exames deve sair em até uma semana. Amostras foram enviadas para o Rio de Janeiro nesta terça-feira (11)
12 de fevereiro de 2020 às 14:37
(Divulgação)

G1 – A Secretaria de Estado de Saúde do Paraná (Sesa) descartou o diagnóstico de Influenza para a criança de Ponta Grossa, nos Campos Gerais do Paraná, que está com suspeita do novo coronavírus. A informação foi divulgada pela Sesa nesta quarta-feira (12).

Coronavírus: o que se sabe sobre o novo vírus que surgiu na China

Com o resultado negativo para Influenza, agora cabe à Fiocruz, no Rio de Janeiro, confirmar ou descartar o diagnóstico do novo coronavírus. Segundo a secretaria, o Laboratório Central do Estado do Paraná (Lacen) enviou as amostras coletadas na terça-feira (11).

O caso suspeito foi notificado na segunda-feira (10) pelo Ministério da Saúde e pela Sesa. O menino, de sete anos, esteve em janeiro na China. Ele e os pais estão isolados em casa. Os pais não apresentam sintomas da doença, conforme a secretaria.

De acordo com a Sesa, os exames preliminares não indicaram resultados positivos para outros vírus respiratórios. A secretaria informou que segue as medidas indicadas pelo Ministério da Saúde.

O caso continua sendo investigado até que seja divulgado o resultado do exame feito pela Fiocruz. A Sesa disse que a suspeita pode ser descartada ou confirmada em até uma semana.

Casos suspeitos no Paraná

O caso suspeito de Ponta Grossa é o terceiro notificado pelo Ministério da Saúde no Paraná. Os dois primeiros casos investigados foram descartados. Não há confirmações de casos do novo coronavírus no Brasil.

Os balanços do governo federal e das secretarias estaduais ou municipais podem ter números diferentes. Eventuais divergências ocorrem porque os boletins diários do Ministério da Saúde, que passarão a ser informados diariamente às 16h, se baseiam em informações coletadas até o meio-dia. Segundo o Ministério, notificações enviadas após o meio-dia constarão no boletim do dia seguinte.

Quanto ao caso investigado em Ponta Grossa, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) visitou a família do menino nesta terça-feira (11) e afirmou que a criança apresentava melhoras.

O menino esteve em janeiro, em Taishan (Guangdong), na região sul da China. O diagnóstico dos sintomas foi feito no Brasil no dia 6 de fevereiro.