Correio dos Campos

Rapaz faz aniversário diferente e convidados doam sangue de presente

27 de janeiro de 2020 às 17:30
(foto: Arquivo Pessoal)

Comemorar uma data especial é sempre inesquecível, mas, reunir amigos e familiares em prol de outras vidas pode ser ainda melhor. Foi exatamente isso que o assistente educacional Kaisson Moreira fez na manhã deste sábado (25), ao comemorar o aniversário de 22 anos no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Acre (Hemoacre) de Rio Branco.

O presente dos convidados foi a doação de sangue e de roupas para um bazar, para aqueles que não podem doar. Tudo com o objetivo de ajudar as pessoas. O aniversário do jovem foi na sexta-feira (24), mas ele reuniu os amigos e a família no sábado pela manhã.

O aniversário ‘solidário’, com direito a bolo personalizado, rendeu e contou com a participação de pelo menos 30 pessoas, que se dividiram entre a doação de sangue e entrega de roupas.

O jovem conta que a ideia era fazer algo solidário, mas ainda não sabia o quê. Foi quando uma amiga de um projeto social deu a ideia da festa no hemocentro da capital.

“Nesse ano, decidi fazer uma coisa diferente, queria algo solidário, só não sabia o quê. Mas que não fosse algo material para mim. Minha amiga me deu a ideia de fazer aqui no Hemoacre, juntar os amigos e a família e vir para cá e fazer essa doação de sangue e de roupas para quem não pode doar”, contou.

Para colocar a ideia em ação, ele criou um grupo em uma rede social. “Queria muito ter feito uma campanha para trazer mais gente, mas em cima da hora não foi viável. Todo mundo gostou porque é algo que nunca ninguém fez, acho que foi a primeira vez e todos gostaram bastante”, contou.

O jovem disse que já tinha doado sangue algumas vezes, e que agora vai se tornar um doador ativo.

A recepcionista Lais Brysa, de 20 anos, namorada de Moreira, disse que foi emocionante quando ele contou sobre a ideia.

“A gente já sabe que ele tem um coração imenso. Ajudar pessoas que nem conhecemos é gratificante e emocionante, poder pensar que o nosso sangue pode salvar bastante vidas. A gente dá o primeiro passo para dar a ideia a outras pessoas”, pontuou.

Inédito
A gerente geral do Hemoacre, Josiane Amorin, disse que só no período da manhã foram coletadas 30 bolsas de sangue, sendo que cada uma delas pode salvar até quatro pessoas adultas e 10 crianças. Mas, as doações seguem durante todo o dia e muitas pessoas ainda aguardam na recepção.

“É um dia mais do que feliz. É inédito. Como gerente, tenho um ano aqui, mas, como funcionária são 14 anos e nunca aconteceu, acredito que nem em toda história, nos 30 anos de Hemoacre, uma ação como essa. A gente aproveitou para pedir que as pessoas tomem como exemplo esse ato de invés de comemorar em casa, trazer a festa para cá”, disse.

Para ser doador
Para doar sangue basta procurar o Hemoacre. Além disso, é preciso estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos, no caso de menores de 18 anos precisam estar acompanhados por responsável, pesar no mínimo 50kg e levar documento oficial com foto.

 

Fonte: G1