Correio dos Campos

Mãe abandonada por ter filho com deficiência dá exemplo de amor

13 de janeiro de 2020 às 16:23
(foto: arquivo pessoal)

Aos 16 anos, ainda na maternidade do hospital segurando o seu filho Matheus, que nasceu com paralisia cerebral, Edilma Canario dos Santos, que agora tem 38 anos, ouviu do ex-namorado que “não seria pai de aleijado”.

Abandonada com uma criança especial, há 21 anos Edilma enfrenta sozinha o dia a dia de cuidados e desafios de criar o filho. Matheus é totalmente dependente dela e por conta disso, Edilma nunca conseguiu trabalhar. Ela tem mais uma filha de 18 anos, fruto de um outro relacionamento. A jovem está procurando emprego para ajudar a mãe com as contas de casa.

Edilma sustenta a família com a ajuda de pessoas próximas, seu sonho é reformar a sua casinha, herança de sua mãe, onde mora com os filhos em Natal (RN).

Para conseguir dar banho no filho, ela precisa tomar banho com ele, já que o espaço é pequeno.

“O banho é bem complicado. O quarto dele e o banheiro são pequenos, sempre esbarro com ele, até já caímos”, contou.

“Minha relação com ele é maravilhosa, ele conversa comigo com os olhos e é muito carinhoso. Sou pai e mãe dele.”

Ela contou também que ele ADORA uma farra! Gosta de dançar com ela e AMA um banho bem gostoso. “Ele gosta de ficar cheiroso”, disse rindo.

Os gastos mensais com filho envolvem medicamentos e fraldas, além de uma alimentação bem balanceada. “O SUS não oferece nenhum dos medicamentos que eu uso. Como ele não tem coordenação motora, tenho que fazer tudo por ele”. Seu sonho é reformar a casa, que quando chove, molha tudo por dentro.

“Esses dias choveu muito. Acordei as 2h e ele já estava todo molhado”, contou.

Fonte: Razões para Acreditar