Correio dos Campos

Menino ganha prótese inspirada no Hulk e abraça irmão pela 1ª vez

26 de dezembro de 2019 às 15:37
(foto: Razões para Acreditar)

Um garoto de cinco anos conseguiu abraçar seu irmão pela primeira vez após ganhar um braço protético inovador.

Jacob Scrimshaw mora na Inglaterra com os pais, Gemma Turner e Chris Scrimshaw . Eles não conseguiram que o NHS – Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido (uma espécie de SUS britânico) – pagasse a prótese robótica para o filho. Desamparados, passaram a agir por conta própria.

Na semana passada, Jacob, que nasceu sem uma parte do braço esquerdo, se tornou a primeira criança do Reino Unido a ter uma prótese fixada acima do cotovelo.

Em maio deste ano, os pais de Jacob lançaram uma vaquinha virtual no GoFundMe para comprar o braço protético.

Em sete meses, eles arrecadaram 16 mil libras (cerca de R$ 85 mil), suficientes para adquirir o equipamento. O braço protético fica preso ao antebraço e possui articulação do cotovelo, um modelo inovador que Gemma descobriu no Instagram de Ben Ryan, um engenheiro que desenvolveu o aparelho para o filho, que perdeu o braço com dez dias de vida.

A prótese é inspirada no braço do Hulk e levou três meses para ser fabricada, depois que uma série de empresas trabalharam com o fornecedor de serviços protéticos Dorset Orthopaedics.

A mamãe coruja confidenciou que ver Jacob de mãos dadas com seu irmão e seu pai ao mesmo tempo “derreteu seu coração”.

O braço protético está em fase de adaptação. A empresa e a família trabalhão juntas para testá-lo e aprimorá-lo.

O modelo atual permite que o cotovelo seja ajustado usando uma trava deslizante e a mão se fecha quando ele aperta uma câmara cheia de água montada no braço.

 

Fonte: Razões para Acreditar