Correio dos Campos

Após quatro assaltos, moradora do DF faz faixa com recado para ladrões: ‘Não entre’

'Não há mais nada de valor a ser levado', escreveu dona do imóvel, de 44 anos. Casa fica no Sol Nascente
18 de dezembro de 2019 às 11:02
Após quatro assaltos, moradora do DF faz faixa com recado para ladrões — Foto: Arquivo pessoal (G1)

Após ser vítima de mais de um assalto – o último na terça-feira (10) da semana passada – uma moradora do Distrito Federal estendeu uma faixa na frente de casa para fazer um apelo aos ladrões. Esta foi a quarta vez em que a residência foi roubada, em um ano.

“Senhores ladrões: esta casa já foi arrombada e roubada quatro vezes em um ano. Já me levaram tudo, não entre, pois não há mais nada de valor a ser levado”, escreveu.

O apelo aos criminosos foi fixado nas grandes do portão, na chácara 48, no Sol Nascente.

‘Levaram tudo’

Ao G1, a moradora Alessandra Amorim, de 44 anos, disse que os assaltos começaram em 2018. Segundo ela, os crimes sempre ocorreram pela manhã. “Eles levaram tudo, inclusive meu álbum de formatura”, contou.

 auxiliar de berçário contou que antes de colocar a faixa com o aviso, ela reforçou a segurança da casa com grades, cadeados e correntes.

“Nós não temos segurança aqui no Sol Nascente. É muito complicado”, desabafou a moradora.

A reportagem entrou em contato com a Polícia Militar e com a Secretaria de Segurança Pública do DF, mas até a última atualização deste reportagem os órgãos não haviam enviado resposta.

Sol Nascente

Em agosto, o governador Ibaneis Rocha (MDB) sancionou a lei que criou a região administrativa do Pôr do Sol/Sol Nascente. Com a medida, a área se tornou oficialmente a 32ª Região Administrativa do Distrito Federal.

Juntos, os setores habitacionais abrigavam mais de 83 mil pessoas em 2015, segundo estimativas da Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan). A projeção da companhia para 2020 é que mais de 90 mil pessoas residam na nova região administrativa.

De acordo com a Codeplan, a taxa de crescimento populacional entre 2015 e 2020 ficou em 1,32% ao ano.

O Sol Nascente fazia parte de Ceilândia e chegou a ser apontada como a maior favela do Distrito Federal e a segunda maior do país pelo censo 2010 do IBGE.

Roubo a residência

Apesar do Sol Nascente ser considerada, desde agosto, uma região administrativa do DF, a SSP não havia divulgado dados sobre a região no levantamento estatístico de segurança.

Até esta quarta (18), os dados de assaltos e homicídios, por exemplo, estavam somados aos de Ceilândia – antes responsável pela gestão da área.

De janeiro a outubro, Ceilândia acumulava 73 registros de roubo a residências. Agosto foi o m~es com o maior número de ocorrências, quando houve 13 crimes do tipo.

Fonte: G1