Correio dos Campos

Cachorrinha é resgatada após ficar oito dias escondida em bueiro com cerca de 25 metros de comprimento no PR

Durante o período, voluntários e vizinhos fizeram uma força-tarefa para atrair a filhote para fora da tubulação e não desistiram mesmo com os trabalhos se estendendo até a madrugada.
22 de julho de 2025 às 17:46
(Foto: Cedida/ Jéssica Bergamo)

Uma cachorrinha foi resgatada após ficar oito dias escondida dentro de um bueiro com cerca de 25 metros de comprimento em Umuarama, no noroeste do Paraná. Durante o período, voluntários e vizinhos fizeram uma força-tarefa para atrair a filhote para fora da tubulação e não desistiram mesmo com os trabalhos se estendendo até a madrugada.

Em um vídeo registrado, a cachorrinha aparece dentro do bueiro e aceita alguns petiscos mesmo desconfiada. Em outras imagens, ela aparece do colo de uma das voluntárias que conseguiu retirá-la da tubulação. Assista ao vídeo acima.

Jéssica Bergamo, de 30 anos, foi uma das voluntárias que ajudou na remoção da cachorrinha. Ela é dona de um petshop na cidade e é envolvida com a causa animal. Jéssica conta que soube do caso quando viu uma publicação sobre a situação da cachorrinha nas redes sociais, no dia 14 de julho .

“Quando percebi que ninguém estava conseguindo agir de forma imediata, me senti profundamente tocada e fui até o local. Mesmo não trabalhando oficialmente com resgates, faço o que posso pelos animais aqui da cidade. Saber que ela podia estar com frio, com fome e assustada me motivou a não ficar de braços cruzados”, contou Jéssica.

Ela teve apoio da amiga Bárbara Alves, que também atua na causa animal, além de outros voluntários e moradores da rua onde fica o bueiro em que a cadelinha estava.

Para iniciar o resgate, o primeiro passo foi tentar oferecer ração para atraí-la, e depois uma gatoeira também foi usada, mas as medidas não funcionaram. O Corpo de Bombeiros e agentes da prefeitura também foram acionados e cogitaram quebrar o entorno da tubulação, mas a alternativa foi descartada.

“Temíamos machucá-la ou assustá-la ainda mais, o que poderia fazer com que ela se afastasse mais para o fundo. Era visível que ela estava com muito medo, o que provavelmente é resultado de algum trauma anterior”, explicou Jéssica.

Com o passar dos dias, a cachorrinha começou a demonstrar sinais de confiança e passou a se aproximar mais da saída do bueiro. No sábado (19), foi Bárbara quem conseguiu pegá-la pelas patinhas após oferecer um pouco de ração.

“Quando fui no bueiro, pedi a Deus o tempo todo que nos ajudasse para que ela entendesse que estávamos ali pra ajudar. Estava só eu e ela, entrei lá dentro do bueiro e fiquei abaixada por uns 40 minutos conversando com ela. Não tinha espaço nem pra mexer os braços dentro do tubo. Depois eu fiquei me perguntando o porquê dela ter me escolhido, pois ela veio comigo e talvez seja pra me ressignificar, pois perdi meu pai na semana passada e estava bem triste. Salvar uma vida me trouxe uma enorme alegria”, revelou Bárbara.

“Vida” nova

Após o resgate, a cachorrinha foi batizada de Vida. Ela foi levada ao veterinário e não foi constatado nenhum ferimento ou doença. Estima-se que a cadelinha tenha cerca de três meses de idade.

A Vida ganhou uma vida nova ao lado de Jéssica e Bárbara. Como moram próximas, as duas amigas se revezam para para dar amor e cuidado à cadelinha, que antes de cair no bueiro, havia sido abandonada próximo a uma lixeira, segundo vizinhos.

“Ela estava bastante assustada no momento do resgate, mas se mostrou extremamente dócil e querida. Nem um pouco agressiva. Acreditamos que todo o medo que ela sentia era o que a mantinha ali, escondida, vulnerável. Esse foi um resgate que exigiu paciência, união e muito amor. E ver o final feliz compensou cada minuto”, contou Jéssica.

Fonte: g1