Correio dos Campos

Vacinação contra a gripe de crianças deve ser agendada pelos responsáveis

14 de maio de 2020 às 15:49
(Divulgação/PMPG)

IMPRENSA/Palmeira – Responsáveis por crianças de 6 meses a menores de 6 anos devem agendar um horário na sua Estratégia de Saúde da Família (ESF) de referência para realizar a vacina contra a gripe nos pequenos. O agendamento pode ser feito diretamente com as agentes comunitárias de saúde (ACSs), por telefone ou pelo Whatsapp de cada unidade.

De acordo com a enfermeira Conceição Rocha Buge, “a medida é para evitar a aglomeração de pessoas e tumultuo nas unidades de saúde, visto o momento que estamos vivendo devido a pandemia da Covid-19. Mais de 2,5 mil crianças devem se vacinar”, disse.

Os demais grupos prioritários da primeira etapa da terceira fase da Campanha de Vacinação Contra a Gripe, que são as gestantes, puérperas e pessoas com deficiência, podem procurar diretamente as ESF para realizar a vacinação. Adultos de 55 a 59 anos e professores da rede pública e rede da privada devem aguardar o início da vacinação da segunda etapa da fase.

Parcial

Até a manhã desta quinta-feira (14) 8.538 palmeirenses já haviam recebido a dose da vacina contra a gripe, em um total de 10.951 pessoas que fazem parte dos grupos prioritários, ou seja, 77,97% do público alvo já foi vacinado. A meta é vacinar ao menos 90% de cada um dos grupos prioritários.

Vacina

A vacina, composta por vírus inativado, é trivalente e protege contra os três vírus que mais circularam no hemisfério sul em 2019: Influenza A (H1N1), Influenza B e Influenza A (H3N2).

A vacina contra influenza não tem eficácia contra o Coronavírus, porém, neste momento, irá auxiliar os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para Coronavírus, já que os sintomas são parecidos. E, ainda, ajuda a reduzir a procura por serviços de saúde.

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe envolve as três esferas gestoras do Sistema Único de Saúde (SUS), contando com recursos da União, das Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde.