Correio dos Campos

Município manterá comércio fechado conforme reunião com Ministério Público

3 de abril de 2020 às 18:03
(Divulgação/PMP)

IMPRENSA/Palmeira – Quanto as medidas de enfrentamento ao coronavírus e funcionamento do comércio o Município de Palmeira informa que não haverá mudanças no funcionamento dos serviços não essenciais. Contudo, em alteração ao decreto 13.551, que estabelece medidas a serem adotadas pela iniciativa privada fica definido toque de recolher para população e flexibilização para atividades religiosas conforme decreto estadual.

Anteriormente o prefeito, Edir Havrechaki, havia adiado a abertura do comércio até o dia 6 de abril. Contudo, após evolução dos casos de Covid-19 no país e confirmação de um caso em Palmeira o funcionamento continuará adiado mesmo após 6 de abril, como forma de prevenção aos munícipes.

Além disso, Havrechaki baseia sua decisão em consonância com o Governo do Estado do Paraná que até o momento não aderiu mudanças no estilo de quarentena ou flexibilizações com os serviços não essenciais. “Temos vários exemplos de cidades, estados e países que não tomaram as atitudes devidas e tiveram uma pandemia agravada que resultou em muitas mortes. Não é o que quero para Palmeira”, destacou o chefe do executivo.

A decisão também teve fundamento em reunião realizada na manhã desta sexta-feira (3), onde, dentre os integrantes estavam o promotor de Justiça da Comarca de Palmeira, Antônio Carlos Nervino, a presidente da Associação Comercial e Empresarial de Palmeira (Acip), Telma Margraf, a secretária de Saúde, Fabiani Bach, secretários de Finanças e de Indústria e Comércio, além de representantes da Vigilância em Saúde, Procuradoria Municipal, Câmara de Palmeira e Santa Casa.

Na reunião, o promotor Nervino comentou que o momento é de seguir o que o conhecimento técnico estabelece. “Se exitar nesse momento e liberar os serviços não essenciais, depois vai ser tarde, porque as chances de contágio seriam muito maiores dentre toda a população”, comentou. “Acredito que a primazia da técnica deve ser respeitada, sendo assim, os profissionais da saúde devem ser ouvidos nessa decisão”, destacou o promotor.

Outra reunião será realizada na quinta-feira (9) para novo debate sobre o assunto.

Toque de recolher

A partir de segunda-feira (6) o município de Palmeira contará com toque de recolher, a partir das 22 horas até às 5 horas do dia seguinte, para confinamento domiciliar obrigatório, ficando proibida a circulação de pessoas, bem como a permanência em praças, ruas e logradouros.

O objetivo da ação é evitar contato e aglomerações, exceto a circulação quando necessária para acesso aos serviços essenciais e sua prestação, comprovando-se necessidade ou urgência.

O prefeito Edir Havrechaki, o procurador geral Fernando Maciel, e o comandante da Polícia Militar de Palmeira, 1º tenente Rafael Dambros, estiveram reunidos durante a tarde de sexta-feira (3) para debater sobre a medida. Durante a conversa, Havrechaki pediu o apoio da PM, que prontamente se dispôs para auxiliar.

De acordo com o decreto, em caso de descumprimento da ação, poderão ocorrer apreensões de veículos e conduções forçadas das pessoas pelas autoridades policiais. “Vamos trabalhar em conjunto com a fiscalização da Prefeitura. Primeiramente iremos atuar no sentido de orientar as pessoas e por isso pedimos a colaboração da população para que cumpram o decreto”, destacou Dambros.

Atividades religiosas

A alteração no decreto também estabelece que as atividades religiosas de qualquer natureza deverão ser realizadas por meio de aconselhamento individual, a fim de evitar aglomerações, recomendando-se a adoção de meios virtuais nos casos de reuniões coletivas. Com isso as igrejas poderão funcionar, mas sem aglomerações obedecendo as determinações da Secretaria Municipal de Saúde. A medida segue o já estabelecido pelo Governo do Estado.