Correio dos Campos

Saúde intensifica orientações a comerciantes sobre Covid-19

2 de abril de 2020 às 16:07
(Divulgação/PMP)

IMPRENSA/Palmeira – Desde terça-feira (31) a Vigilância em Saúde (Visa) do Município de Palmeira, que é composta por servidores das vigilâncias Epidemiológica e Sanitária, intensificou as ações de orientação e notificações em estabelecimentos comerciais da cidade.

Na manhã desta quinta-feira (2), servidores do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), em apoio à Visa, realizaram ações de conscientização e orientações em instituições bancárias de Palmeira. “Durante a ação os profissionais entregaram panfletos na Rua Conceição, principalmente próximo aos bancos onde há filas e aglomerações”, comentou a coordenadora das ações, Angela Hass Dias.

Já durante a tarde, a partir das 13h30, profissionais de vigilância em parceria com equipes do CEO realizaram ações educativas em grandes mercados do município. “A intenção foi fazer uma ação educativa, orientando pessoas a irem ao mercado sozinhas, evitando levar familiares, para reduzir possíveis aglomerações e chances de contágio”, destacou Hass.

Vigilância terá apoio da Polícia Militar para notificações

De acordo com a secretária de Saúde, Fabiani Bach Czelusniak, profissionais da Vigilância em Saúde estão sofrendo desacatos no cumprimento de notificações em alguns comércios da cidade. “O trabalho desses profissionais é fiscalizar o cumprimento do decreto municipal, ou seja, serviços não essenciais devem permanecer fechados”, pontuou a secretária.

Bach comenta ainda que, “além da resistência de alguns comerciantes em acatar as medidas de enfrentamento ao coronavírus, alguns estão sendo violentos e bastante desrespeitosos com os profissionais da Visa que estão apenas realizando seu trabalho”, destacou Bach.

Em nota a SMS informou o seguinte:

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) através de setores de vigilância municipal tem orientado e notificado comércios diariamente com base no decreto 13.551/2020 que determina as medidas a serem adotadas pela iniciativa privada para o combate ao coronavírus, causador da Covid-19.

Segundo dados da Vigilância em Saúde (Visa), ao menos 60 comércios já receberam orientações. Além disso, cerca de 15 já foram notificados por descumprimento. Tendo em vista que os profissionais da saúde estão enfrentando resistência e sendo desacatados por alguns comerciantes, nos casos onde os comércios já notificados voltem a descumprir as medidas a equipe de vigilância irá aos locais com apoio da Polícia Militar para realizar o fechamento conforme previsto em decreto.

Instituições que descumprirem as medidas estabelecidas pelo Município de Palmeira receberão responsabilização civil, administrativa e penal conforme já previsto na portaria interministerial nº 05 de 2020 do Governo Federal. Considerando ainda demais medidas administrativas ou judiciais aplicadas, na forma da legislação vigente.

Vídeo: https://www.facebook.com/palmeirapr/videos/2840142312730542/