Correio dos Campos

Mais de 1 mil doses de vacinas contra a gripe foram aplicadas no primeiro dia da campanha

24 de março de 2020 às 11:34
Divulgação/Prefeitura de Palmeira

COM ASSESSORIAS – A Secretaria Municipal de Saúde iniciou na segunda-feira (23) a Campanha de Vacinação contra a Gripe. A ação foi dividida em três fases e neste momento serão vacinados idosos com 60 anos ou mais e trabalhadores da área da saúde. Nesta primeira fase de vacinação, Palmeira pretende imunizar cerca de 4 mil idosos, sendo que somente no primeiro dia da campanha foram aplicadas mais de 1 mil doses.

Para evitar que os idosos se desloquem até as Estratégias de Saúde da Família em meio a pandemia do Coronavírus, a Secretaria de Saúde está realizando a vacinação nas suas respectivas residências. De acordo com a secretária de Saúde, Fabiani Bach Czelusniak, “o idoso pode entrar em contato com o agente comunitário de saúde de sua área de referência que o profissional irá informar qual dia a equipe estará na casa do idoso para realizar a vacinação”, comentou.

A etapa seguinte da campanha terá início no dia 16 de abril com objetivo de vacinar doentes crônicos, professores (rede pública e privada) e profissionais das forças de segurança e salvamento. A última fase, que começa no dia 9 de maio, priorizará crianças de 6 meses a menores de 6 anos, pessoas com 55 a 59 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas com deficiência, povos indígenas, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade. O dia “D” de mobilização nacional para a vacinação também acontece no dia 9 de maio.

Vacina

A vacina, composta por vírus inativado, é trivalente e protege contra os três vírus que mais circularam no hemisfério sul em 2019: Influenza A (H1N1), Influenza B e Influenza A (H3N2).

A vacina contra influenza não tem eficácia contra o Coronavírus, porém, neste momento, irá auxiliar os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para Coronavírus, já que os sintomas são parecidos. E, ainda, ajuda a reduzir a procura por serviços de saúde.

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe envolve as três esferas gestoras do Sistema Único de Saúde (SUS), contando com recursos da União, das Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde.