Correio dos Campos

Final de semana foi marcado por diversidade cultural no Viva o Folclore em Palmeira

19 de março de 2020 às 11:41
Foto: divulgação

COM ASSESSORIAS – Centenas de artistas, grupos e bandas apresentaram ao público de Palmeira diversas modos de expressões culturais de regiões brasileiras e de vários países durante a 3ª edição do Viva o Folclore, realizada de sexta-feira (13) a domingo (15). O palco para as apresentações foi montado na Praça Marechal Floriano Peixoto, junto com uma feira gastronômica com comidas típicas, além de barracas que comercializaram produtos locais.

A abertura do evento aconteceu no início da noite de sexta-feira e contou com a presença do prefeito Edir Havrechaki e de Fernando Durante, responsável por captar os recursos privados através da Lei de Incentivo à Cultura, do Governo Federal, para custear o evento. Havrechaki destacou que “através do Viva o Folclore podemos conhecer uma parte da história das etnias que colonizaram nossa cidade e colaboraram para que chegássemos ao que somos hoje. Temos a missão de resgatar as tradições e sempre mantê-las vivas nas nossas memórias e para as gerações futuras”, disse o prefeito.

Após a abertura do Viva o Folclore, aconteceram as apresentações da Fanfarra Dr. Arthur Orlando Klas, do Colégio Estadual Dom Alberto Gonçalves, um dos patrimônios culturais e imateriais de Palmeira, e da Banda Escola Lyra dos Campos, de Ponta Grossa.

No sábado (14) a primeira atração foi a Orquestra Sinfônica de Palmeira, seguida pela apresentação de contos folclóricos, com Zavilinski, de Irati. O folclore árabe foi representado com a dança do ventre com Safira Belly Dance e Academia H2O, de Palmeira.

O grupo folclórico Isola Del Sole levou a tradição siciliana ao palco, seguido pelo grupo argentino Lucera Del Alba, do grupo polonês Junak, do grupo Ítalo Brasileiro e do polonês Wisla, todos de Curitiba. O animado Desfile de Carnaval de Tibagi, tradicional no Paraná, encerrou as atividades do dia.

As apresentações de domingo iniciaram com o Coro Cidade de Palmeira, seguido do Espetáculo Afro: Fuá, um grito de liberdade, de Ponta Grossa, e da Associação Cultural Afro de Palmeira. Na sequência aconteceram as apresentações do grupo de dança Cigana Cecília Vela e Grupo de Dança Flamenco Carmen Romero, de Curitiba.

O folclore brasileiro esteve no palco com Lendas e Tropicalismo, da Cia. de Ballet Regiane Abreu, de Palmeira. Logo após aconteceram as apresentações do grupo folclórico germânico Original Einigkeit Tanzgruppe, de Curitiba, e do folclore irlandês apresentado por Mandala Folk, também de Curitiba.

Waldir Joanassi Filho, secretário municipal de Cultura, Patrimônio Histórico, Turismo e Relações Públicas, enfatizou a importância do evento. “Através do Viva o Folclore tivemos acesso gratuitamente para assistir apresentações culturais das mais variadas etnias. O público realizou um passeio pelo Brasil e pelo mundo conhecendo diversas culturas, musicalidades e a gama e pluralidade cultural que forma o nosso povo”, destacou.

O 3º Viva o Folclore de Palmeira foi realizado através da Lei de Incentivo à Cultura, da Secretaria Especial da Cultura e do Ministério da Cidadania, com patrocínio da Caminhos do Paraná e Rede Guapo, e apoio da Prefeitura Municipal de Palmeira, Above e FTG.

Contação de Histórias

Na quinta-feira (12), como parte da programação do Viva o Folclore, quatro estabelecimento de ensino da rede municipal receberam contações de histórias. Alfredo Mourão e Cristina Donasolo, de Ponta Grossa, se apresentaram nos Centros Municipais de Educação Infantil Alderico Viante e Sebastião Sanson, e nas escolas Professor Eurides Teixeira de Oliveira e Integrada Imaculada Conceição Jesuíno Marcondes.