Correio dos Campos

Apresentações do ‘Viva o Folclore’ trazem diversidade cultural à Palmeira

6 de março de 2020 às 16:47
(Reprodução/Internet)

IMPRENSA/Palmeira – A 3ª edição do Viva o Folclore promete movimentar o cenário cultural de Palmeira a partir da próxima quinta-feira (12), na Praça Marechal Floriano Peixoto, tornando a Cidade Clima a capital paranaense do folclore. Na programação do evento, que se estende até domingo (15), apresentações de grupos folclóricos, gastronomia típica, muita festa e alegria.

A abertura oficial do evento acontece na sexta-feira (13), porém no dia anterior as escolas do município receberão sessões de contação de história com Alfredo Mourão e Cristina Donasolo, de Ponta Grossa.

Na sexta-feira, às 19 horas, será realizada a abertura oficial do evento. Na sequência, às 19h30, acontece a apresentação da Fanfarra Dr. Arthur Orlando Klas, do Colégio Estadual Dom Alberto Gonçalves, um dos patrimônios culturais e imateriais de Palmeira. Às 20h30 começa o concerto da Banda Escola Lyra dos Campos, de Ponta Grossa. O encerramento será às 22 horas.

No sábado (14) a programação tem início às 16 horas, com a Orquestra Sinfônica de Palmeira. Às 17 horas é a vez de contos folclóricos, com Zavilinski, de Irati. Na sequência será realizada apresentação de folclore árabe, com dança do ventre com Safira Belly Dance e Academia H2O, de Palmeira.

O grupo folclórico siciliano Isola Del Sole, de Curitiba, sobe ao palco às 18 horas. Às 19 horas o grupo argentino Lucera Del Alba, também da capital, mostra sua apresentação. O grupo folclórico polonês Junak, de Curitiba, demonstra seu talento na sequência, às 19h30. Os grupos folclóricos Ítalo Brasileiro e o polonês Wisla, ambos de Curitiba, se apresentam às 20h30 e 21 horas, respectivamente. Às 22 horas acontece o Desfile de Carnaval, direto de Tibagi.

Domingo o Coro Cidade de Palmeira se apresenta às 16 horas, seguido do Espetáculo Afro: Fuá: Um grito de Liberdade, de Ponta Grossa, às 17h, Associação Cultural Afro de Palmeira, às 17h50, e o grupo de dança Cigana Cecília Vela e Grupo de Dança Flamenco Carmen Romero, de Curitiba, às 18h10.

Às 19 horas o folclore brasileiro estará no palco, com Lendas e Tropicalismo, da Cia. de Ballet Regiane Abreu, de Palmeira. Às 19h30 será a vez do grupo folclórico germânico Original Einigkeit Tanzgruppe, de Curitiba. Às 20 horas o folclore irlandês será apresentado por Mandala Folk, de Curitiba. O encerramento do 3º Viva o Folclore será às 22 horas.

O 3º Viva o Folclore de Palmeira é realizado através da Lei de Incentivo à Cultura, da Secretaria Especial da Cultura e do Ministério da Cidadania, com patrocínio da Caminhos do Paraná e Rede Guapo, e apoio da Prefeitura Municipal de Palmeira, Above e FTG.

Para o secretário municipal de Cultura, Patrimônio Histórico, Turismo e Relações Públicas, Waldir Joanassi Filho, o Viva o Folclore é uma grande oportunidade para Palmeira receber atrações culturais de alto nível. “Durante o final de semana Palmeira se tornará a capital do folclore, fortalecendo ainda mais a presença do município na cena cultural regional, trazendo assim, atrações diferenciadas e bastante ricas para a população local”, destacou.

Programação

Dia 12 de março, quinta-feira

Contação de histórias em escolas do município. Alfredo Mourão e Cristina Donasolo – Ponta Grossa

Dia 13 de março, sexta-feira

19h: Abertura Oficial

19h30: Apresentação da Fanfarra Dr. Arthur Orlando Klas, do Colégio Estadual D. Alberto Gonçalves.

20h30: Concerto da Banda Escola Lyra dos Campos – Ponta Grossa.

22h: Encerramento

Dia 14 de março, sábado

16h: Orquestra Sinfônica de Palmeira

17h: Contos Folclóricos com Genoveva Zavilinski – Irati

17h30: Folclore Árabe: Dança do Ventre, com Safira Belly Dance / Academia H20 – Palmeira

18h: Grupo Folclórico Siciliano Isola Del Sole – Curitiba

19h: Grupo Argentino Lucera Del Alba – Curitiba

19h30: Grupo Folclórico Polonês Junak – Curitiba

20h30: Grupo Folclórico Ítalo Brasileiro – Curitiba

21h: Grupo Folclórico Polonês Wisla – Curitiba

22h: Desfile de Carnaval – Tibagi

Dia 15 de março, domingo

16h: Coro Cidade de Palmeira

17h: Espetáculo Afro: Fuá: Um grito de Liberdade – Ponta Grossa

17h50: Associação Cultural Afro de Palmeira

18h10: Grupo de dança Cigana Cecília Vela e Grupo de Dança Flamenco Carmen Romero – Curitiba

19h: Folclore brasileiro: Lendas e Tropicalismo / Cia. de Ballet Regiane Abreu – Palmeira

19h30: Grupo Folclórico Germânico Original Einigkeit Tanzgruppe – Curitiba

20h: Folclore irlandês: Mandala Folk – Curitiba

22h: Encerramento