Correio dos Campos

DER analisa propostas para projeto de duplicação da PR-151

Há cinco consórcios interessados em elaborar o projeto executivo para obras de restauração de duplicação do trecho de 40 quilômetros entre Ponta Grossa e Palmeira
20 de dezembro de 2019 às 15:17
(Divulgação/AEN-PR)

AEN/PR – O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) já está analisando as propostas de consórcios interessados em elaborar o projeto executivo de ampliação da capacidade da rodovia PR-151. O trecho tem extensão de 40 quilômetros fica entre os municípios de Ponta Grossa e Palmeira, na região dos Campos Gerais.

O projeto prevê duplicação, implantação de terceira faixa, acostamentos, restauração, viadutos, marginais, acessos, pontes alargadas, ciclovias, calçadas e passarelas, além de um estudo para construção do contorno de Palmeira.

Os consórcios interessados são: STE – Engemin; Coba S.A. – Coba Brasil Ltda – Nova Engevix; ATP – LBR – Planservi – Conspel; AC&A – Maia Melo, OTZ Engenharia; e Getinsa Eurostudios Espanha TPF Engenharia Ltda.

Conforme edital publicado em 04 de novembro, o preço referencial orçado pelo DER/PR é de R$ 5.068.827,66. A licitação acontece na modalidade Seleção Baseada na Qualidade e Custo (SBQC), em que empresas pré-selecionadas (escolhidas na Lista Curta, definida após chamamento público) são convidadas a apresentar propostas técnicas e de preço. As empresas tiveram 10 de dezembro para entregar suas propostas técnicas.

Para o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, a ampliação da capacidade da PR-151 é um projeto bastante detalhado e que merece ser analisado com atenção. “São mais de 40 quilômetros que separam Ponta Grossa de Palmeira e, nesse trecho, existem pontes que cortam rios da região, além de diversos cruzamentos com vias do perímetro urbano das duas cidades”, detalhou. “Temos que analisar as propostas com atenção para garantir um projeto de qualidade e com o menor custo”.

A ampliação da capacidade da PR-151 faz parte do Programa Estratégico de Infraestrutura e Logística de Transportes do Paraná, executado com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O acordo entre BID e Governo do Estado foi firmado em dezembro de 2017 e prevê mais de R$ 900 milhões a serem aplicados até 2022 em obras e projetos de infraestrutura no Paraná.

“O aporte financeiro conseguido por meio do acordo com o BID é a segurança para que obras tão importantes, como a duplicação da PR-151, saiam do papel. A rodovia é a principal ligação entre Ponta Grossa e Palmeira e a duplicação vai garantir um deslocamento mais ágil e seguro para a população da região”, afirmou o diretor-geral do DER/PR, Fernando Furiatti.

OBRA – O projeto tem início na interseção com a BR-376, em Ponta Grossa. Dali até o entroncamento com a PR-438 serão executadas a restauração e a duplicação da rodovia, em uma extensão de 6,8 quilômetros. Neste primeiro subtrecho também está prevista a implantação de vias marginais em dois trechos mais urbanizados de Ponta Grossa, interseções em desnível no acesso ao bairro Cará-Cará e no entroncamento com a PR-438.

No segundo subtrecho, da PR-438 até Palmeira, em uma extensão de 33,31 quilômetros, será restaurado o pavimento e ampliada a capacidade da rodovia. Isso pode incluir acostamentos, terceira faixa, interseções, acessos e outras soluções que serão definidas no projeto de engenharia. Também serão avaliadas e adequadas as pontes sobre o Rio Caniú e sobre o Rio Forquilha.

No perímetro urbano de Palmeira será estudada a necessidade de implantação de vias marginais, calçadas, ciclovias, passarelas e outras soluções para melhorar o tráfego e garantir a segurança dos pedestres. Além disso, está prevista a construção de uma interseção em desnível no acesso ao Centro da cidade e interseções em nível nos cruzamentos com vias mais movimentadas.

No terceiro subtrecho será estudada a construção de um contorno em Palmeira, com início no quilômetro 371 da PR-151, cruzando a BR-277 com uma interseção em desnível, e término no quilômetro 381 da própria PR-151, em uma extensão de pouco mais de nove quilômetros.

PRAZOS – Depois da análise das propostas técnicas o DER/PR vai encaminhar os relatórios de avaliação para o BID. Após a aprovação das Notas Técnicas pelo banco, o departamento convocará os consórcios para a sessão de aberturas das propostas de preços.

Após análise do resultado final da avaliação, combinando técnica e preço e com o aval do BID, o DER/PR anunciará a empresa vencedora no Diário Oficial do Estado e no portal Compras Paraná (http://www.administracao.pr.gov.br/Compras).