Correio dos Campos

Dia D do Novembro Azul acontece no próximo dia 30

22 de novembro de 2019 às 14:24
(Reprodução/Internet)

IMPRENSA/Palmeira – Todos os homens de Palmeira estão convidados para participar do Dia D da campanha Novembro Azul, que acontece no próximo dia 30, na Estratégia de Saúde da Família (ESF) Central, das 8h30 às 16h30. Durante o evento serão realizadas diversas ações com o objetivo de chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças que atingem a população masculina, em especial o câncer de próstata.

Durante o Dia D, realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, serão realizados testes rápidos, solicitação de antígeno prostático específico (PSA), aferição de pressão arterial, testes de glicemia, avaliação odontológica, orientação médica, atualização de vacinas, além de distribuição de brindes e lanches.

A secretária municipal de Saúde, Fabiani Bach Czelusniak, destaca a importância da participação masculina durante a ação. “Novembro é o mês dedicado à saúde dos homens, que muitas vezes não se atentam aos cuidados necessários e quando procuram as Estratégias de Saúde da Família é porque já estão com alguma doença instalada. Precisamos que o homem desenvolva essa questão de cuidar da saúde. É de extrema importância a participação deles nas atividades e para receber informações”, disse.

Câncer de Próstata

O câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens, é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas, e se assemelha a uma castanha. Ela localiza-se abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma.

Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Na fase avançada, os sintomas são dor óssea, dores ao urinar, vontade de urinar com frequência e presença de sangue na urina e/ou no sêmen.

A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico). Cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pela alteração no toque retal. Outros exames poderão ser solicitados se houver suspeita de câncer de próstata, como as biópsias, que retiram fragmentos da próstata para análise, guiadas pelo ultrassom transretal.