Correio dos Campos

Povos tradicionais apresentaram suas culturas em encontro em Palmeira

11 de novembro de 2019 às 16:19
(Divulgação/Daymon Grocheviski/PMP)

IMPRENSA/Palmeira – Mais de 10 mil pessoas circularam pela Praça Marechal Floriano Peixoto nos três dias de realização do 2º Encontro de Tradições, o grande evento que movimentou Palmeira nos dias 8, 9 e 10 de novembro. Além dos moradores locais, turistas de várias regiões do Paraná estiveram no município para prestigiar o Encontro.

Durante os três dias, vários povos do Paraná puderam apresentar suas tradições, como Congada, Fandango, Boi de Mamão, música afro, danças indígenas, ucranianas, japonesas, apresentação de violas e outros.

O prefeito Edir Havrechaki destacou a importância do evento para o povo de Palmeira. “Foram três dias de festa cultural em nosso município, onde pudemos aprender muitas coisas e conhecer outras culturas através das apresentações que presenciamos. Tenho certeza que o Encontro de Tradições ficará marcado na memória de todos os palmeirenses que participaram. Também agradeço a todos os envolvidos que contribuíram para realizar esse evento em nosso município, em comemoração aos nossos 200 anos”, relatou.

Já o secretário de Cultura, Patrimônio Histórico, Turismo e Relações Públicas, Waldir Joanassi Filho, falou sobre a diversidade presente no evento. “Acredito que esse Encontro foi importante pelo fato de reunir a diversidade da cultura popular paranaense na cidade e oportunizar os palmeirenses e nossas crianças a estarem conhecendo. É muito importante estarmos recebendo povos tradicionais em nossa cidade, principalmente neste momento obscuro que o país passa com a negação da demarcação das terras indígenas e com a negação do reconhecimento das terras quilombolas”, disse.

Alguns dos destaques do Encontro de Tradições foram o grupo Congada Ferreira da Lapa, que, assim como Palmeira, celebra 200 anos em 2019, a Orquestra Paranaense de Viola Caipira de Cascavel, o Grupo de Fandango Mestre Eugênio de Paranaguá e o Folclore Ucraniano Spomen de Mallet, os mestres Itaercio Rocha, com oficina de Estandartes, e Leonardo da Cruz, do Quilombo Paiol de Telha de Guarapuava, com Dança Afro, o Coletivo Kokir de Maringá, com exposição e palestras de arte indígena, assim como Xondaro Arte Indígena de Curitiba, entre outras atrações. O grupo Mensageiros do Divino, do Benfica, representou Palmeira durante o Encontro.

Em paralelo, aconteceu a feira de artesanato com diversas cooperativas de todo o Paraná, contando com os Artesãos da Lapa, Artesãos de Guaraqueçaba, Bordadeiras de Prudentópolis, Pêssankas de União da Vitória, Mulheres de Santo Antônio da Platina e Outro Olhar – Cooperativa de Artesãos Guaranis de Guarapuava, entre outras.