Correio dos Campos

ESF Central realizou ação especial do Outubro Rosa no sábado

21 de outubro de 2019 às 16:04
(Divulgação/PMP)

IMPRENSA/Palmeira – No último sábado (19) a Estratégia de Saúde da Família (ESF) Central esteve de portas abertas para acolher todas as mulheres do município interessadas em realizar testes rápidos, preventivos, atualização vacinal e solicitação de mamografia. A ação realizada pela Secretaria de Saúde fez parte da campanha Outubro Rosa.

Durante o período da manhã e da tarde, os profissionais da unidade de saúde realizaram 47 preventivos, 35 exames clínicos de mama, 25 testes rápidos, 10 pedidos de mamografia e 49 vacinas. Também foram realizados vários cortes de cabelo, além manicure e maquiagem, com apoio da Escola Cefec.

Fabiani Bach Czelusniak, secretária Municipal de Saúde, destacou que “as ações realizadas pelo Município durante o Outubro Rosa têm o objetivo de estimular a participação da população no controle do câncer de mama e câncer de colo de útero. Durante a ação realizada no sábado, as mulheres, além de cuidarem da saúde, também puderam cuidar do seu bem-estar e de sua autoestima, recebendo tratamento especial, o que também é muito importante,” disse.

A programação do Outubro Rosa se estende até o próximo dia 29. Ainda serão realizadas ações na ESF da Vilinha (dia 21), ESF Faxinal (22), Satélite – Santa Bárbara (23), Satélite – Rincão do Cocho (24), ESF Santa Rosa (25), ESF Jorge Amim Bacila (25), ESF Queimadas (25), ESF Jardim Christine (26) e Satélite – Quero-Q Quero (29).

Noite Rosa

Na próxima sexta-feira (25) a Secretaria de Saúde realiza a Noite Rosa, no Clube Palmeirense, a partir das 19 horas. Todas as mulheres participantes dos grupos das estratégias de saúde estão convidadas para participar do evento de encerramento do Outubro Rosa, que contará com palestra motivacional, apresentação do grupo Gratos, além de uma ‘baladinha’ para as mulheres presentes.