Correio dos Campos

Caminhada de Valorização da Vida encerra atividades do Setembro Amarelo

27 de setembro de 2019 às 14:36
(Divulgação/Gabriel Osternack Lima/PMP)

IMPRENSA/Palmeira – Pessoas de várias idades participaram da Caminhada de Valorização da Vida, realizada na manhã desta sexta-feira (27), em ruas centrais de Palmeira. A ação foi realizada como encerramento das atividades do “Setembro Amarelo”.

Estudantes, profissionais da saúde, servidores municipais, usuários das Estratégias de Saúde da Família (ESFs) e população em geral participaram juntos da caminhada, levando faixas, cartazes e bexigas, destacando o amarelo, cor símbolo da campanha de conscientização.

Marina Gross Gonçalves, chefe de Atenção Integral à Saúde, destacou que “a caminhada serve para fechar com chave de ouro a programação do Setembro Amarelo, além de ser um exercício físico que faz bem à saúde e estreita os elos entre os participantes. Hoje mostramos o significado da amarelo nesta campanha, que vem do amor e do elo entre as pessoas”, disse.

Durante todo mês de setembro, ações foram fortalecidas em prol da campanha pela vida, conscientização e prevenção contra o suicídio. Dentro do cronograma de atividades, inúmeras ações foram realizadas pelas equipes das ESFs, do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e demais departamentos da Secretaria de Saúde.

A secretária de Saúde, Fabiani Bach Czelusniak, enfatizou que estas ações são realizadas durante todo o ano. “Nossas equipes fazem atividades em prol da vida durante todo o ano, mas elas se fortalecem neste mês. Afinal, o suicídio é um tema bastante delicado que merece atenção redobrada. E a melhor forma é a informação, a atenção, o carinho e falar”, relatou.

O ponto de partida para a caminhada foi a praça Marechal Floriano Peixoto. Antes que os participantes partissem rumo à rua Conceição, estudantes da Escola Municipal Eurides Teixeira de Oliveira, conduzidos pela professora Amanda Lourenço, realizaram apresentação de dança e envolveram as demais pessoas que estavam no local. Na sequência a caminhada foi até a praça Domingos Theodorico de Freitas, e retornou pela rua Jesuíno Marcondes.