Correio dos Campos

Desfile homenageia bicentenário de Palmeira e Dia da Independência do Brasil

9 de setembro de 2019 às 11:08
(Fotos: Daymon Grocheviski e Andrea Borges/Prefeitura de Palmeira)

IMPRENSA/Palmeira – Milhares de palmeirenses foram às ruas na manhã de sábado (7) para acompanhar o desfile cívico militar, comemorar o Dia da Independência do Brasil e também, de forma simbólica, os 200 anos de Palmeira. Exército Brasileiro, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, estabelecimentos de ensino e várias instituições com ligações com a comunidade marcharam pela rua XV de Novembro para exaltar o ato ocorrido em 1822.

O desfile foi aberto pelo prefeito Edir Havrechaki e sua família, acompanhados de membros de Executivo, do representante da Câmara de Vereadores, presidente Domingos Everaldo Kuhn, e pelo sub-tentente Araújo, representando as Forças Armadas. Os representantes das três instituições conduziram as bandeiras do Brasil, do Paraná e de Palmeira durante o percurso do desfile.

“Hoje comemoramos a Independência do Brasil, que ocorreu há 197 anos atrás. Mas pela independência temos que lutar diariamente, para que tenhamos uma país cada vez mais justo e bom de se viver”, destacou o prefeito. “Hoje também comemoramos, de forma simbólica, o bicentenário de nosso município. Por duas vezes tivemos que adiar o desfile por causa da chuva, e neste 7 de setembro, há exatos cinco meses de nosso aniversário de 200 anos, exaltamos a trajetória de Palmeira até chegar aos dias atuais”, declarou.

Logo após os três pavilhões chegarem ao palanque de honra do desfile, o Zé Coquinho, mascote do Município, em cima do caminhão dos Bombeiros, abriu caminho para o desfile dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI), Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e escolas municipais, escolas estaduais, escolas privadas, instituições federais e universidades privadas, militares, dentre outras instituições.

Por aproximadamente duas horas, a rua XV de Novembro foi o palco de dezenas de homenagens ao país e também ao bicentenário palmeirense, demonstrando o amor e carinho à Cidade Clima. Destaque para a Fanfarra Arthur Orlando Klas, do Colégio Estadual Dom Alberto Gonçalves, patrimônio imaterial do município, e para a Banda Marcial do Colégio Sagrada Família, que arrancaram aplausos do público ao executarem suas apresentações.