Correio dos Campos

Mês da independência terá programação especial para empreendedores

30 de agosto de 2019 às 17:10
(Reprodução/Internet)

IMPRENSA/Palmeira – Em comemoração aos 200 anos do Município de Palmeira, no mês de setembro acontece o “Palmeira Empreendedora”. Uma programação diferenciada, com lançamento de cursos técnicos e atividades para empreendedores. Os eventos são iniciativa das Secretarias Municipais de Finanças (SMF) e de Indústria e Comércio (SMIC), com apoio do Senai, Sebrae, Fomento Paraná e Acip.

O secretário de Finanças, Eloir José Voichicoski, comenta que a programação foi pensada como um incentivo tanto para a população em geral, quanto para os empreendedores de Palmeira. “Temos buscado parcerias e novas metodologias para tonar o empreendedorismo mais atrativo. Trabalhamos em frentes como a diminuição burocrática para mais rapidez na abertura de empresas e consultorias diversas com informação para pequenos empreendedores”, disse Voichikoski.

Para o prefeito, Edir Havrechaki, o empreendedorismo é uma base forte para um município em crescimento. “Acreditamos que eventos que trazem os empreendedores para perto dos cases de sucesso e para o networking têm somente a agregar para os participantes e para o município como um todo. Recentemente, por exemplo, pudemos observar que o PIB municipal é liderado pelos setores de comércio e serviços. Uma amostra de que estamos caminhando bem”, destacou Havrechaki.

A programação começa na segunda-feira (2), com o lançamento de cursos técnicos custeados pela prefeitura. São mais de 300 vagas em cursos técnicos na área de administração, indústria, mecânica, panificação, qualidade, almoxarife, e solda. A maioria dos cursos começa a partir de setembro com turmas até novembro de 2019.

O secretário de Indústria e Comércio, Jaudeth Hajar, destaca a qualidade dos cursos trazidos para o município. “São centenas de vagas que geram a possibilidade de capacitação sem custos para o público aprimorar a mão de obra oferecida em Palmeira. Somente nas unidades móveis do Senai, são quase 200 alunos que poderão estar mais qualificados. O retorno disso será visível na vida desses estudantes, que abrirão seus horizontes de oportunidades”, disse Hajar.

Na quarta-feira (4), acontece o “Dia D” com palestra da doutora em Economia pela UFRGS, Augusta Pelinski Raiher, às 19h30 no Auditório da Secretaria Municipal de Educação (SME). No sábado (7) acontece o Desfile Cívico Militar, organizado pela SME, às 9h, na Rua XV de Novembro.

Nos dias 09 e 10 será realizado o “Dia do Empreendedor”, das 9h às 16h30 no calçadão da Rua Conceição. No evento, as equipes organizadoras levarão para o centro da cidade, informações e atendimento para empreendedores. Já no dia 16, a SMF e SMIC realizam o “Palmeira Empreendedora”, a partir das 19h30 no Clube Palmeirense, com a assinatura e entrega de projetos e parcerias do município. Evento terá participação especial do vice-governador, Darci Piana.

No dia 17, também no Clube Palmeirense, Palmeira recebe o “Talk Show: Desafios para Empreender”, onde três empresários de Palmeira serão convidados para uma entrevista em que contarão como conseguiram desenvolver seus negócios na cidade. Às 20h45 começa o “Conexão Empresarial”, com participação de 30 empresas em oficinas de integração e troca de experiências para novas oportunidades de negócios.

A sexta-feira, 20 de setembro, vai ser dia de ação social, com entrega de alimentos à instituições sociais, arrecadados nas inscrições dos cursos técnicos. A programação se encerrará no dia 24, com o “Programa Varejo Mais em Ação”, uma palestra de sensibilização ministrara por Leandro Krug, em parceria com o SEBRAE.