Correio dos Campos

Secretaria de Saúde alerta para importância da vacinação contra o sarampo

23 de agosto de 2019 às 14:04

IMPRENSA/Palmeira – O Estado do Paraná está em alerta com o sarampo. Dois casos importados, um em Campina Grande do Sul e outro em Curitiba, foram confirmados nos últimos dias e por isso a Secretaria de Saúde está adotando as recomendações do Ministério da Saúde para vacinação de crianças com idade de 6 a 11 meses.

A Secretaria de Saúde de Palmeira solicita que pais ou responsáveis com bebês nessa faixa etária compareçam com a criança nas Unidades de Saúde para realizar a vacinação, munidos da carteirinha de vacina. Vale ressaltar que a Vacina Tríplice Viral protege a população contra sarampo, caxumba e rubéola.

A vacina está à disposição em todas as Unidades de Saúde do município para pessoas nas seguintes idades, além de bebês de 6 a 11 meses: crianças com um ano de idade devem tomar uma dose de Tríplice Viral e reforço com um ano e três meses de idade com uma dose da Tetra Viral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela). Pessoas com até 29 anos devem ter duas doses da Tríplice Viral e de 30 a 49 anos uma dose de Tríplice Viral. Pessoas acima de 50 anos recebem a vacina de forma seletiva, caso tenham contato com caso suspeito ou confirmado de sarampo. Já os profissionais de Saúde recebem duas doses da Tríplice Viral em qualquer idade.

De acordo com Jean Carlo das Almas, enfermeiro da Vigilância Epidemiológica, “o sarampo é uma doença viral de transmissão respiratória, que pode causar complicações sérias de saúde. As altas coberturas vacinais são a única forma de se evitar o adoecimento da população e possíveis surtos da doença”, destacou.

O enfermeiro também reforça o pedido para que a população procure as Unidades de Saúde caso tenham sintomas da doença, que são febre alta acompanhada de conjuntivite, tosse ou coriza e exantema (vermelhidão ou grossor) pelo corpo, para a realização de atendimento médico e diagnóstico diferencial.

Pessoas com suspeita da doença devem permanecer em isolamento respiratório durante sete dias após o aparecimento do exantema. “Solicitamos que a população procure as salas de vacina do município munidos da carteirinha de vacina para atualização vacinal. O Brasil encontra-se com mais de 1.660 casos confirmados da doença”, enfatiza Almas.