Correio dos Campos

Prefeitura e Correios lançam selo postal para homenagear os 200 anos do município

2 de agosto de 2019 às 15:59
(Divulgação/Daymon Grocheviski/PMP)

IMPRENSA/Palmeira – Foi lançado na noite de quinta-feira (1º) o selo postal personalizado alusivo aos 200 anos do município de Palmeira, realizado em parceria entre a Prefeitura Municipal e a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos. Na mesma data também foi comemorado o Dia Nacional do Selo, devido a emissão do primeiro selo postal pelos Correios brasileiro, ocorrido em 1º de agosto de 1843,

A peça filatélica, que registra e eterniza o bicentenário de nosso município, foi entregue ao prefeito Edir Havrechaki através do superintendente Estadual de Operações dos Correios no Paraná, Paulo Cezer Kremer dos Santos. A cerimônia de lançamento aconteceu no salão da Secretaria de Assistência Social.

Havrechaki destacou a importância do selo para a história do município. “Quero agradecer aos Correios por ofertar esse presente tão grandioso e belo para Palmeira. Tenho certeza que este selo ficará marcado para nossa geração e para as gerações futuras, registrando esta data tão especial, que é a comemoração dos 200 anos, além de levar o nome da cidade para vários locais do Brasil e do mundo”, disse o prefeito.

Santos, representando os Correios, falou sobre o sentimento em registrar a história palmeirense. “É com grande emoção que celebramos os dois séculos de vida desta cidade, lançando este selo comemorativo. Os Correios ficam orgulhosos de levar tão longe o nome de Palmeira e sua história tão bonita, que agora fica gravada em documento para o porvir”, relatou.

O selo que homenageia o bicentenário do município apresenta a imagem de uma Palmeira no lado direito, acompanhada do texto “Querido Símbolo da Terra. Palmeira 200 anos” escrito no lado esquerdo, tudo em estilo sépia. A peça, que agora faz parte do acervo do município, também irá fazer parte do acervo filatélico dos Correios no Paraná e servirá como fonte de pesquisas e registro deste acontecimento.

Astrogildo de Freitas

O evento também contou com uma homenagem aos Doutor Astrogildo de Freitas, palmeirenses que dedicou parte de sua vida ao serviço público nos Correios, chegando ao cargo de diretor dos Correios e Telégrafos do Paraná na década de 1960. No legado que deixou aos Correios e a todos os paranaenses, destaque para a implantação do sistema de ondas portadoras, uma grande inovação e revolução para a época.

A homenagem foi prestada pelos membros do Instituto Histórico e Geográfico de Palmeira, através da presidente Vera Lúcia de Oliveira Mayer, que relatou a história da vida e da carreira profissional de Freitas.

Projetos

Durante o evento a Secretaria Municipal de Cultura, Patrimônio Histórico, Turismo e Relações Públicas apresentou dois projetos que irá executar nas próximas semanas em Palmeira. Ambos serão realizados em parceira com a empresa palmeirense Baston Aerossol.

O primeiro deles, chamado “Eu amo o Patrimônio Histórico”, irá dar mais vida aos ícones da arquitetura que surgiram durante os 200 anos de Palmeira e que estão preservados e em uso, tornando a cidade referência em preservação e cuidado com o patrimônio histórico edificado. Os imóveis beneficiados serão o Palácio da Viscondessa, sede da Prefeitura, o prédio da Antiga Coletoria Estadual, o prédio do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e Jazigo do Barão de Tibagi, no cemitério municipal.

O segundo projeto foi denominado “Colorindo Caminhos”, que pretende deixar Palmeira ainda mais bonita e encantadora, transformando paisagens urbanas de nossa cidade em verdadeiras obras de arte. Os locais que ganharão mais vida e alegrarão que transita pelas redondezas serão a escadaria do bairro da Vila Rosa, a Roda Verde e o muro do Colégio David Carneiro.