Correio dos Campos

Inaugurado espaço destinado exclusivamente para atividades de idosos

27 de junho de 2019 às 12:06
(Gabriel Osternack Lima/Prefeitura de Palmeira)

IMPRENSA/Palmeira – A Prefeitura de Palmeira, através da Secretaria de Assistência Social, inaugurou na tarde de quarta-feira (26) o Centro Municipal do Idoso Fonte da Juventude (CEMID), espaço de convivência que foi criado após pedidos da população em busca de um local adequado para realizar atividades voltadas à Terceira Idade.

O prefeito Edir Havrechaki destacou a importância que o espaço terá para seus usuários. “A Administração Municipal quer melhorar a vida das pessoas através de obras como essa, como escolas, creches, parquinhos ou unidades de saúde. Que neste local, no qual vocês realizarão atividades preparadas especialmente para vocês, vocês possam se alegrar, confraternizar, brincar, e levar essa energia positiva para suas casas, vizinhos, familiares e amigos”, disse o prefeito, que na sequência declarou o espaço como inaugurado.

Os grupos que serão atendidos no CEMID recebiam atendimento no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e contam com aproximadamente 150 participantes. Devido a este grande número, havia a necessidade de um espaço físico específico para acomodar os grupos da Terceira Idade.

Mário Wieczorek, secretário de Assistência Social, falou emocionado sobre o CEMID. “Estou muito feliz nesta data, de inaugurar este espaço que era um sonho de vocês e também era meu. Eu percebia que dentro do CRAS, ao observar os grupos de convivência, havia a necessidade de um espaço como este. Eu sempre pensava que nossos idosos mereciam um lugar próprio e especial para eles. Queremos tornar esse local a ‘central da felicidade’ de vocês”, relatou.

O CEMID, espaço localizado na rua Luiza Trombini Malucelli, próximo ao Fórum da Comarca, no antigo prédio do Provopar, surgiu com o intuito de proporcionar ao idoso palmeirense um lugar onde ele possa desfrutar de momentos de lazer, seja através de jogos, dança, oficinas, rodas de conversa, palestras, entre outras atividades, buscando uma melhor interação social.

Para Tânia Mara Trindade, diretora de Proteção Social, “o projeto busca fortalecer o vínculo dos usuários do Sistema Único de Assistência Social, primando pela prevenção e pela qualidade de vida”, disse.

Logo após a cerimônia de inauguração, o Grupo de Seresta do Município e o Grupo de Violão do Centro de Referência Especializada de Assistência Social realizaram apresentações. Na sequência Roberta de Oliveira Brecailo, assistente social e gerontóloga, realizou palestra com o tema ‘Envelhecer com Dignidade’.

Fonte da Juventude

Os usuários do Centro Municipal do Idoso selecionaram vários nomes que poderiam batizar o novo espaço destinado à Terceira Idade. Entre as opções, duas delas foram selecionadas e colocadas para votação popular através do Facebook da Prefeitura de Palmeira.

A enquete ficou disponível por uma semana e recebeu 339 votos. A opção ‘Fonte da Juventude’ recebeu 66% dos votos, ou seja, 225 votos, enquanto ‘Convivendo em Harmonia’ contou com 114 votos.