Correio dos Campos

Inaugurada Estratégia de Saúde da Família Dr. Roberto Duarte Bragagnolo no bairro do Rocio 2

14 de junho de 2019 às 21:23
(Fotos: Waldir Joanassi e Gabriel Osternack Lima/Prefeitura de Palmeira)

IMPRENSA/Palmeira – Foi inaugurada na tarde desta sexta-feira (14) a Estratégia de Saúde da Família (ESF) Dr. Roberto Duarte Bragagnolo, no bairro do Rocio 2, nova unidade que levará atendimento médico gratuito e de qualidade para aproximadamente 2.500 moradores da região.

O prefeito Edir Havrechaki falou sobre a importância de abrir uma unidade de saúde no Rocio 2. “Em 2009 havia uma unidade no bairro, mas ela foi fechada e o atendimento de vocês passou para a Colônia Francesa. Apesar de ser um atendimento de muita qualidade, era em outro bairro e um pouco longe de vocês. Hoje corrigimos uma injustiça com um dos bairros mais importantes de nossa cidade, entregando uma unidade de saúde nova, com uma equipe estruturada e com profissionais qualificados”, disse.

O prefeito ainda destacou os avanços do município na área da saúde nos últimos sete anos. “E 2013, ano em que a atual administração assumiu o Município, tínhamos cinco unidades de saúde em funcionamento e 32% de cobertura de equipes de saúde da família. Com a inauguração de hoje temos 15 unidades funcionando e beiramos os 100% de cobertura”, revelou Havrechaki.

Fabiani Bach Czelusniak, secretária de Saúde, falou sobre a unidade de saúde e a prioridade de sua pasta. “Uma grande alegria entregar essa unidade aberta à população. Apesar do prédio estar pronto há algum tempo, não podíamos abrir ele sem que estivesse estruturado para realizar atendimentos de qualidade e nem que a gestão não pudesse mantê-lo. A atenção básica é uma prioridade de nossa Secretaria e tenho certeza que daqui 10 ou 15 anos, vamos ver nossos palmeirenses com muita saúde. Quando pensamos em atenção primária e básica, estamos pensando no futuro e na qualidade de vida de nossa população”.

Na sequência a secretária apresentou a equipe que irá realizar atendimentos na unidade, composta por médico, dentista, enfermeira, técnicas de enfermagem, auxiliar de serviços gerais e agentes comunitárias de saúde.

A nova unidade, que contou com investimento de aproximadamente R$ 600 mil através do Governo Federal e da Prefeitura Municipal, possui consultório médico, dois consultórios de enfermagem, consultório odontológico, sala de vacina, sala de curativos, sala de esterilização e farmácia, além de espaço físico bem organizado, equipe totalmente treinada e espaço externo bem arejado.

Francisco Franco, morador do bairro, destacou a comodidade que a unidade de saúde traz para os demais habitantes do Rocio 2. “Quando precisávamos de atendimento médico, tínhamos que fazer uma longa caminhada até a Colônia Francesa. Agora a nova unidade de saúde fica a duas quadras de minha casa e sei que terei um excelente atendimento aqui”, contou.

A inauguração da ESF Dr. Roberto Duarte Bragagnolo também contou com a presença dos deputados federais Toninho Wandscheer e Aliel Machado, Robson Xavier, chefe da 3ª Regional de Saúde, os vereadores Marcos Ribas e Domingos Everaldo Kuhn, Reni Cordeiro, presidente da Associação de Moradores do Rocio e secretários municipais.

Homenagem

O médico Roberto Duarte Bragagnolo faleceu aos 63 anos de idade, em abril de 2017. Nascido na cidade de Cornélio Procópio, formou-se em Medicina pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Paraná. Em Palmeira atuou na rede pública de saúde, nos hospitais Santa Casa e Madre Tereza de Calcutá. Atuava no Instituto Médico Legal (IML) de Ponta Grossa, realizando atendimentos em vários municípios dos Campos Gerais, além de ter atuado profissionalmente em outros hospitais e prontos socorros da região.

Tânia Malucelli Bragagnolo, esposa do médico, prestou uma breve homenagem ao marido, tocando uma música no violino para simbolizar a importância e a dedicação de Bragagnolo à saúde dos palmeirenses. O nome da unidade de saúde foi proposto pelo vereador Marcos Ribas e virou a Lei Municipal nº 4.957, de 12 de junho de 2019.
Junho Branco

Para encerrar a cerimônia de inauguração, alunos do Escola Municipal Nossa Senhora do Rocio, soltaram balões brancos em homenagem ao Junho Branco, que tem o objetivo de promover conscientização em relação ao uso de drogas.